A primeira etapa do novo Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste
do Recife, começou a funcionar no último domingo, mas foi nessa
segunda-feira (10) que o equipamento foi utilizado por grande parte dos
passageiros. Nesse primeiro dia útil, a maior reclamação foi a
superlotação, mais especificamente dos que precisaram pegar a linha
Barro/Macaxeira/Várzea, na qual foram registrados intervalos de até 50
minutos. O que irritou mais a população foi a existência de ônibus na
estocagem, que não saiam para suprir a grande demanda. Também houve
reclamação em relação à falta de gradis para organizar as filas. Por
outro lado, foram muitos os elogios à estrutura.
Trata-se de um espaço mais moderno e com capacidade para receber até 70
mil pessoas, cerca de 20 mil a mais que a quantidade de usuários que
utilizam o equipamento atualmente. A reconstrução do terminal antigo
tiveram início nessa segunda-feira (10) e a previsão é que seja
concluída até janeiro, segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
Essa será integrada a primeira etapa, e com isso deve oferecer pelo
menos três novas linhas de ônibus.
Por enquanto, a mudança não altera a oferta de percursos. O novo TI
Barro continua com as típicas dez linhas de ônibus com destino a
localidades como Macaxeira, Ibura, Várzea e Vila dos Milagres, no
Recife, além de Cajueiro Seco, Coqueiral, Floresta, Prazeres e
Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes. Os atendimentos à Central de
Abastecimento de Pernambuco (Ceasa) e ao Centro da Capital também
continuam, esse último por meio da estação de metrô do Barro. Ao todo,
92 coletivos realizarão 1.548 viagens, com intervalos entre cinco e 20
minutos. A tarifa de todas as linhas segue custando R$ 2,25 (anel A).
O espaço conta com lanchonete, rampas e banheiros acessíveis. Quando o
segundo compartimento estiver pronto, a área total do TI do Barro será
de 18 mil metros quadrados. O investimento em todo o equipamento chega a
R$ 8 milhões, de forma que R$ 4,6 milhões foram utilizados somente na
conclusão da primeira etapa.
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