quinta-feira, 25 de julho de 2013

UFPE pode abrigar parque tecnológico

A Universidade Federal de Pernambuco pode abrigar um parque tecnológico em breve. A proposta foi apresentada pelo reitor da instituição, Anísio Brasileiro, ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, nesta quinta-feira (25) durante uma reunião no gabinete do reitor. O projeto pretende reunir cinco grandes institutos de pesquisa existentes e em implantação na instituição sob uma denominação jurídica específica.

Se for criado, o parque deverá ser composto pelo Instituto Nacional de Tecnologias em União e Revestimento de Materiais (INTM), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação Farmacêutica (INCT-IF), o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), o Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma) e o Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis, os dois últimos com recursos da Petrobras.

De acordo com a UFPE, o ministro mostrou-se entusiasmado com a proposta. Sobre o formato jurídico para o empreendimento da UFPE, o ministro mencionou a implantação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organismo criado recentemente pelo governo federal para dar apoio a projetos entre empresas nacionais e instituições de pesquisa, incentivando a inovação e a competitividade da indústria nacional.

Também estavam presentes à reunião o vice-reitor Silvio Romero Marques, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco Ramos, e a presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE, Suzana Montenegro.

Com informações da UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário