A jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que sobreviveu a um atentado talibã em outubro de 2012, foi agraciada com o Prêmio Internacional da Paz da Infância por "seu combate para que as meninas do mundo inteiro tenham acesso à educação", anunciou nesta terça-feira a Fundação KidsRights.
A jovem de 16 anos receberá o "International Children's Peace Prize" das mãos da iemenita Tawakkol Karman, Prêmio Nobel da Paz 2011, durante uma cerimônia que acontecerá em Haia, em 6 de setembro.
Convertida no símbolo da resistência contra os talibãs, a adolescente também figura entre os candidatos ao Nobel da Paz este ano.
Com 11 anos, Malala ficou famosa por escreve sob um pseudônimo um blog para a BBC falando por sua paixão pelos estudos e sobre a pressão dos talibãs no Paquistão, contrários à educação das mulheres.
Para castigá-la por sua militância em favor do direito das meninas estudarem, os talibãs atacaram em 9 de outubro de 2012 o ônibus escolar que transportava Malala. A jovem, atingida na cabeça, sobreviveu e foi levada para um hospital em Londres, onde vive atualmente.
O prêmio infantil dado pela fundação holandesa KidsRights, iniciado em 2005, recompensa a cada ano uma criança "por seu envolvimento a favor dos direitos da infância" e é dotado de 100.000 euros, que são investidos nos projetos relacionados com a causa do laureado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário