Técnicos da Vigilância Sanitária do Paulista passaram por uma capacitação nesta segunda-feira (25.11) sobre como identificar com maior eficácia os casos de Leishmaniose Canina. A doença é comum em regiões litorâneas, o que preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação foi ministrada para dez agentes através de uma parceria entre o município, a Secretaria Estadual de Saúde e LABEND/LACEN (Laboratório de Endemias/Laboratório Central de Saúde Pública).
No treinamento, realizado na Secretaria de Saúde do Paulista, os técnicos foram orientados sobre como fazer o teste rápido de Leishmaniose em cães (pronto em 30 minutos), um passo importante para evitar que a doença afete os humanos que convivem com o animal. A enfermidade é uma zoonose comum, transmitida ao homem pela picada de mosquitos. O mal causa lesões na pele, ou inchaço no fígado e no baço.
O curso teve carga horária de 8h, sendo metade de aulas teóricas e o restante e aulas práticas. Após a capacitação, a Vigilância Sanitária do Paulista irá estabelecer um calendário para que os agentes possam visitar as residências do município para oferecer o teste rápido nos animais domésticos da cidade. A primeira área a receber o trabalho será a região das praias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário