O novo Ford Ka largou na frente numa corrida que será disputadíssima em 2014. É o primeiro modelo a ser revelado de uma série de compactos de entrada que as quatro montadoras mais tradicionais estão preparando para o mercado nacional.
Revelado ainda como conceito, o hatch de produção será muito parecido com esta versão, inteiramente desenvolvida pela montadora na fábrica de Camaçari (BA). WebMotors conheceu de perto o hatch e traz agora todos os detalhes que você precisa saber sobre o novato.
Básico inspirado
Básico inspirado
O projeto de design do Ka Concept foi coordenado pelo designer João Marcos Ramos no estúdio baiano da Ford — a marca do oval azul tem outros cinco estúdios como este espalhados pelo mundo, mas escolheu o Brasil para desenhar seu novo compacto global. Nada mais justo, já que o compacto tem como foco mercados emergentes como o Brasil, além de Índia e China. Mas assim como o EcoSport, o novo Ka também deve ganhar as ruas do primeiro mundo, sendo oferecido em alguns países da Europa, mas não antes de 2015.
A marca ainda não divulgou as medidas do Ka, mas o porte é muito parecido com dois concorrentes diretos: HB20 e Onix. A plataforma é a mesma de New Fiesta e EcoSport e, por isso, o entre-eixos será parecido com o da dupla. Portanto, podemos esperar um bom espaço interno. A dianteira do modelo tem linhas muito, mas muito parecidas com as do conceito Escort, revelado há três meses na China. “Tem alguma familiaridade, mas são carros diferentes”, afirma João Marcos.
A ideia era de construir um modelo que causasse amor a primeira vista, conforme explica o designer: “Não pode ser um carro que demore pra conquistar, precisa impressionar logo de cara”. De fato, o Ka agrada no primeiro encontro, mas não traz nenhuma grande inovação no segmento, prova disso é a traseira que lembra alguns outros modelos já conhecidos como Onix, Hyundai i30 e BMW Série 1. “Entregar um design moderno não significa colocar todos os recursos possíveis. Ele é um carro que as pessoas se sentem jovem, sem se sentirem ridículas”, complementa.
A estreia dos 3 cilindros
Uma das grandes novidades do Ka estará escondida no cofre. A Ford não confirma, mas o modelo foi eleito para estrear o motor três cilindros da marca no Brasil. A versão de entrada trará o mesmo 1.0 EcoBoost de três cilindros oferecido para o Fiesta na Europa. A diferença, é que por lá o modelo tem turbo e rende 123 cv. Para a versão de entrada brasileira, o propulsor não será sobrealimentado, mas promete uma potência hoje encontrada apenas em motores 1.4.
“Sem dúvidas, um dos grandes diferencias do carro será o conjunto mecânico”, dá a pista o diretor de marketing da Ford, Oswaldo Ramos. Além do 1.0, o novo Ka também trará o motor 1.5 de 111 cv que hoje equipa o Fiesta de entrada, mas na sua versão mais equipada.
De acordo com o executivo, o novo Ka terá também um reforço de carroceria e itens de segurança que irão surpreender para o segmento. A versão conceitual trazia as rodas de 16 polegadas do Fiesta, calçadas com pneus 195/50. Esse tamanho de roda, porém, só deverá ser utilizada na versão topo de linha.
Chega por R$ 30 mil
Chega por R$ 30 mil
Anote aí na agenda. O lançamento do Ka seguirá uma linha do tempo semelhante ao do EcoSport. Revelado pela primeira vez no começo de janeiro de 2012, o jipinho chegou ao mercado cerca de seis meses depois. Assim será o Ka, que chegará às concessionárias até o final do primeiro trimestre de 2014. Mais para o final do ano que vem será a vez do sedã, que pode ser uma das grandes estrelas da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
Esperado para ser o modelo de entrada da marca no Brasil, o novo Ka não será tão barato assim. Sua versão de entrada custará cerca de R$ 30 mil, mas virá equipada com ar, direção, travas e vidros elétricos, freios ABS e duplo airbag. “Ele pode sim conviver com o Ka e Fiesta Rocam”, conta Oswaldo. Mas desses dois, o Ka atual, mais barato modelo da marca, deverá sair de cena. Caberá ao Rocam o posto de carro mais barato da marca no país.
E a concorrência?
E a concorrência?
O novo Ka, logicamente, não terá vida fácil no mercado, já que as marcas rivais também estão se preparando para abastecer o segmento de entrada com novas opções. O primeiro rival do Ford chegará até mesmo antes dele.
O lançamento do Volkswagen up! que estava marcado para o final deste ano, acontece logo no começo de 2014. Produzido no Brasil, o compacto da marca alemã chegará também com motor de três cilindros (o mesmo do Fox, de 76 cv).
Até o fim de 2014 será a vez da Fiat revelar um compacto que irá substituir o velho Mille. Há chances do modelo ser produzido na nova fábrica da montadora, em Goiana (PE). A Chevrolet do Brasil, por sua vez, briga com outros países para ter a produção do futuro compacto da marca, que só será lançado em meados de 2017. Este terá a missão de substituir o Celta como modelo mais barato da GM.
Até o fim de 2014 será a vez da Fiat revelar um compacto que irá substituir o velho Mille. Há chances do modelo ser produzido na nova fábrica da montadora, em Goiana (PE). A Chevrolet do Brasil, por sua vez, briga com outros países para ter a produção do futuro compacto da marca, que só será lançado em meados de 2017. Este terá a missão de substituir o Celta como modelo mais barato da GM.
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