O novo Ford Ka largou na frente numa corrida que será disputadíssima em 2014. É o primeiro modelo a ser revelado de uma série de compactos de entrada que as quatro montadoras mais tradicionais estão preparando para o mercado nacional.
Revelado ainda como conceito, o hatch de produção será muito parecido com esta versão, inteiramente desenvolvida pela montadora na fábrica de Camaçari (BA). WebMotors conheceu de perto o hatch e traz agora todos os detalhes que você precisa saber sobre o novato.Básico inspirado
O projeto de design do Ka Concept foi coordenado pelo designer João Marcos Ramos no estúdio baiano da Ford — a marca do oval azul tem outros cinco estúdios como este espalhados pelo mundo, mas escolheu o Brasil para desenhar seu novo compacto global. Nada mais justo, já que o compacto tem como foco mercados emergentes como o Brasil, além de Índia e China. Mas assim como o EcoSport, o novo Ka também deve ganhar as ruas do primeiro mundo, sendo oferecido em alguns países da Europa, mas não antes de 2015.
A marca ainda não divulgou as medidas do Ka, mas o porte é muito parecido com dois concorrentes diretos: HB20 e Onix. A plataforma é a mesma de New Fiesta e EcoSport e, por isso, o entre-eixos será parecido com o da dupla. Portanto, podemos esperar um bom espaço interno. A dianteira do modelo tem linhas muito, mas muito parecidas com as do conceito Escort, revelado há três meses na China. “Tem alguma familiaridade, mas são carros diferentes”, afirma João Marcos.A ideia era de construir um modelo que causasse amor a primeira vista, conforme explica o designer: “Não pode ser um carro que demore pra conquistar, precisa impressionar logo de cara”. De fato, o Ka agrada no primeiro encontro, mas não traz nenhuma grande inovação no segmento, prova disso é a traseira que lembra alguns outros modelos já conhecidos como Onix, Hyundai i30 e BMW Série 1. “Entregar um design moderno não significa colocar todos os recursos possíveis. Ele é um carro que as pessoas se sentem jovem, sem se sentirem ridículas”, complementa.
A estreia dos 3 cilindros
Uma das grandes novidades do Ka estará escondida no cofre. A Ford não confirma, mas o modelo foi eleito para estrear o motor três cilindros da marca no Brasil. A versão de entrada trará o mesmo 1.0 EcoBoost de três cilindros oferecido para o Fiesta na Europa. A diferença, é que por lá o modelo tem turbo e rende 123 cv. Para a versão de entrada brasileira, o propulsor não será sobrealimentado, mas promete uma potência hoje encontrada apenas em motores 1.4.
“Sem dúvidas, um dos grandes diferencias do carro será o conjunto mecânico”, dá a pista o diretor de marketing da Ford, Oswaldo Ramos. Além do 1.0, o novo Ka também trará o motor 1.5 de 111 cv que hoje equipa o Fiesta de entrada, mas na sua versão mais equipada.
De acordo com o executivo, o novo Ka terá também um reforço de carroceria e itens de segurança que irão surpreender para o segmento. A versão conceitual trazia as rodas de 16 polegadas do Fiesta, calçadas com pneus 195/50. Esse tamanho de roda, porém, só deverá ser utilizada na versão topo de linha.Chega por R$ 30 mil
Anote aí na agenda. O lançamento do Ka seguirá uma linha do tempo semelhante ao do EcoSport. Revelado pela primeira vez no começo de janeiro de 2012, o jipinho chegou ao mercado cerca de seis meses depois. Assim será o Ka, que chegará às concessionárias até o final do primeiro trimestre de 2014. Mais para o final do ano que vem será a vez do sedã, que pode ser uma das grandes estrelas da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
Esperado para ser o modelo de entrada da marca no Brasil, o novo Ka não será tão barato assim. Sua versão de entrada custará cerca de R$ 30 mil, mas virá equipada com ar, direção, travas e vidros elétricos, freios ABS e duplo airbag. “Ele pode sim conviver com o Ka e Fiesta Rocam”, conta Oswaldo. Mas desses dois, o Ka atual, mais barato modelo da marca, deverá sair de cena. Caberá ao Rocam o posto de carro mais barato da marca no país.
E a concorrência?
E a concorrência?
O novo Ka, logicamente, não terá vida fácil no mercado, já que as marcas rivais também estão se preparando para abastecer o segmento de entrada com novas opções. O primeiro rival do Ford chegará até mesmo antes dele.
O lançamento do Volkswagen up! que estava marcado para o final deste ano, acontece logo no começo de 2014. Produzido no Brasil, o compacto da marca alemã chegará também com motor de três cilindros (o mesmo do Fox, de 76 cv).
Até o fim de 2014 será a vez da Fiat revelar um compacto que irá substituir o velho Mille. Há chances do modelo ser produzido na nova fábrica da montadora, em Goiana (PE). A Chevrolet do Brasil, por sua vez, briga com outros países para ter a produção do futuro compacto da marca, que só será lançado em meados de 2017. Este terá a missão de substituir o Celta como modelo mais barato da GM.
Até o fim de 2014 será a vez da Fiat revelar um compacto que irá substituir o velho Mille. Há chances do modelo ser produzido na nova fábrica da montadora, em Goiana (PE). A Chevrolet do Brasil, por sua vez, briga com outros países para ter a produção do futuro compacto da marca, que só será lançado em meados de 2017. Este terá a missão de substituir o Celta como modelo mais barato da GM.
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