A Prefeitura do Paulista esclarece à população que a campanha de vacinação contra o sarampo só aconteceu, neste sábado (30.11), nos municípios considerados prioritários pelo Governo de Pernambuco (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Serinhaém, Caruaru, São Joaquim do Monte, Garanhuns, Petrolina, Condado e Goiana). A decisão da Secretaria Estadual de Saúde de não incluir Paulista neste grupo está respaldada nos índices de casos notificados ou investigados da doença no município. Graças ao trabalho de imunização nas unidades da rede local, a Secretaria Municipal de Saúde não registrou a ocorrência de crianças, adolescentes ou adultos infectados pelo vírus nos últimos três meses.
Por conta disso, os postos de saúde da cidade estiveram fechados durante o dia “D” da mobilização contra o sarampo. As famílias que procuraram as unidades de saúde espalhadas pelo município e não encontraram a oferta da dose devem ficar atentas. O trabalho de imunização continua, normalmente, nos postos de saúde da rede a partir desta segunda-feira (02.12). A orientação aos pais ou responsáveis é que levem os cartões de vacinação das crianças quando forem ao local de atendimento.
Em caso de dúvidas ou solicitações, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os fones à população: 3437-4771 (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) / 3487-0459 (Coordenação do Programa Nacional de Imunização PNI Municipal).
A DOENÇA
O sarampo é uma enfermidade infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. Os principais sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C, tosse, coriza, conjuntivite e manchas na mucosa bucal. As complicações mais comuns são pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas, acometendo principalmente crianças com até cinco anos de vida. A principal forma de prevenir a doença é a vacinação disponível nos postos de saúde durante todo o ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário