A partir desta segunda-feira (10.03) 43 salas de vacinação do Paulista passam a oferecer a imunização contra o HPV (papiloma vírus humano) para cerca de sete mil meninas com idades entre 11 e 13 anos que residem na cidade. A vacinação também deverá ocorrer nas escolas da rede pública municipal, assim como nas unidades da rede estadual e particular de ensino instaladas na cidade.
No entanto, as unidades de ensino só devem iniciar a imunização das garotas após reuniões de pais e mestres, nas quais enfermeiras responderão as dúvidas dos responsáveis pelas jovens acerca do tema.
Para ter acesso à vacina, as jovens que compõem o público alvo da campanha devem apresentar o cartão de vacina e receber a primeira dose da mesma. As outras duas doses serão feitas em cinco e, depois, dez anos. A imunização contra o HPV previne contra o Câncer do Colo do Útero, além detumores na vagina, vulva, ânus, orofaringe.
A vacina contra o Papiloma Vírus Humano entrou no calendário vacinal das mulheres a partir de uma determinação do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário