quarta-feira, 14 de maio de 2014

Morre o pesquisador Liêdo Maranhão, aos 88 anos


Morreu na manhã desta quarta-feira (14) o escritor e folclorista Liêdo Maranhão, aos 88 anos. Liêdo estava internado há 3 meses no Hospital Santa Terezinha e havia recebido alta ontem, mas às 5h30 de hoje, ele sofreu uma parada cardíaca e faleceu. O pesquisador é referência em pesquisas sobre a cultura popular do Nordeste, servindo de inspiração para escritores e cineastas como Guel Arraes.
O velório está marcado para as 15h30 desta quarta-feira e segue até as 11h da quinta-feira no Memorial Guararapes, que fica na margem da BR-101 Sul, em Jaboatão dos Guararapes. Logo após ser velado, o corpo do pesquisador será cremado. 
Segundo a família, Liêdo sofreu uma queda no Natal de 2013 e quebrou o fêmur, sendo levado para o Hospital Santa Terezinha, onde ficou durante algum tempo. Ele chegou a voltar para casa, para fazer fisioterapia. Um tempo depois, ele voltou para o hospital depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ontem, ele recebeu alta, mas teve complicações na madrugada de hoje.
Dentista de formação e antropólogo autodidata, Liêdo é reconhecido como um dos maiores pesquisadores da cultura popular do Nordeste, conhecedor do folclore do Mercado de São José, no Recife. O memorialista deixa um acervo de milhares de peças que remontam a cultura popular nordestina do século XX. Especialistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) haviam inventariado todas as obras de arte, mas ainda não houve acordo sobre o destino do material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário