sábado, 6 de setembro de 2014

Festival Nordestino de Cantadores do Paulista homenageia repentista João Paraibano

A Secretaria de Turismo e Cultura do Paulista promove, neste sábado (06.09), a partir das 20h30, o 17º Festival Nordestino de Cantadores da cidade. O evento, que homenageia o repentista João Paraibano, acontece na Av. Marechal Floriano Peixoto, em frente à Igreja Matriz de Santa Isabel, no Centro do município. A iniciativa faz parte da programação da Festa de Emancipação Política da cidade (79 anos).
Durante a iniciativa, cinco duplas de cantadores irão se apresentar, com motes sobre a história do artista falecido na última segunda-feira (1º.09). Eles terão que desenvolver repentes contendo as frases: “Não tem classificação: João Paraibano em primeiro lugar” e “Sem a presença de Jõao”. A participação terá duração média de 15 minutos, com direito a extras.
Estão confirmados para o evento os repentistas Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira; João Lídio e Luciano Leonel; Louro Branco e José Carlos; Genaldo Pereira e Paulo Pereira; Miro Pereira e Chico de Assis. O festival será apresentado pelo poeta Raldênio Lima, de Caruru.
A Secretaria de Turismo e Cultura do município estima que mil pessoas devam acompanhar a realização do 17º festival. Um total de 500 cadeiras será disponibilizado para acomodar parte do público que estará presente no evento.
GRANDE HOMENAGEADO – O repentista nordestino nasceu na cidade de Princesa Isabel, na Paraíba, mas se erradicou em Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano. O grande objetivo da mudança foi divulgar a música na rádio local, que só tocava cantoria. De lá, os versos se propagaram pelo Sertão nordestino e ganharam o país.
TRÂNSITO – Devido à realização do evento, a Avenida Marechal Floriano Peixoto será interditada para proporcionar maior segurança ao público que irá participar da festividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário