sábado, 22 de outubro de 2016

Dentes escurecidos após tratamento de canal: o que fazer?

CEMOLA Odontologia

A polpa é um tecido vivo localizado dentro do dente. É o tecido mais interno e é composto principalmente por vasos sanguíneos e nervos. Quando ela sofre uma agressão por contaminação bacteriana ou necrose por trauma, devemos realizar o tratamento endodôntico também conhecido como tratamento de canal do dente. Este tratamento é necessário para a reabilitação da saúde bucal e para evitar que esta lesão evolua para infecções de alta intensidade, dor aguda e abscessos que podem comprometer não só ele mas os outros dentes também.
O tratamento de canal consiste basicamente em remover a polpa danificada, limpar e conformar o canal, e em seguida, preenchê-lo com material obturador que vedará todo o comprimento do canal impedindo que ocorram novas contaminações. Apesar de o tratamento endodôntico atualmente ser considerado um procedimento rotineiro e bastante seguro, um dente que se submeteu à intervenção pode, ocasionalmente, apresentar algumas alterações de normalidade. A mais comum delas é o escurecimento ou amarelamento dentário.
Existem diversos motivos que podem levar ao escurecimento de um dente que foi submetido a este tratamento, tais como: hemorragia interna, resíduos de medicação ou de tecido necrosado que ficaram dentro do dente e até a própria restauração, quando feita em material metálico. Embora esse escurecimento não seja prejudicial à saúde da boca, muitos pacientes ficam desconfortáveis com a aparência que a alteração confere ao sorriso e por isso, buscam um tratamento que devolva a cor natural do dente. Os tratamentos indicados são os clareamentos e os facetamentos.
Marque uma consulta
 Paulista (81)34331627

 Cabo     (81)35246130

Nenhum comentário:

Postar um comentário