quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Com altares coloridos e caveiras, mexicanos homenageiam os mortos

Cidade do México, 2 nov (EFE).- O Dia de Finados é uma das celebrações mais tradicionais no México e isso pode ser visto nas numerosas caveiras, velas e flores coloridas que tomam conta das casas e ruas da capital mexicana.
Segundo a crença popular, nesse dia as almas dos mortos saem dos túmulos para conviver com os vivos. O chamado Dia dos Mortos começa a ser celebrado ainda na noite de 1º de novembro, coincidindo com o Dia de Todos os Santos e o Dia dos Fiéis Defuntos, datas católicas. É nesta noite que os fiéis acreditam que as almas dos parentes e amigos retornam para suas casas a fim de se comunicar com os entes queridos.
Por isso, as famílias mexicanas costumam preparar a celebração com tudo o que os familiares já falecidos desfrutavam em vida: flores, frutas, crucifixos, charutos e bebidas, por exemplo. Além disso, é costume montar um altar com o nome e uma foto do falecido ao lado de caveiras feitas de açúcar e outras comidas típicas. Embora os tributos aos mortos variem de acordo com a região do país, o altar é o elemento comum e mais representativo da tradição.
Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário