Cidade do Vaticano - O papa Bento XVI prepara uma viagem ao México e a Cuba no primeiro semestre de 2012, a segunda que realizará na América Latina após sua visita ao Brasil em 2007, informou nesta quinta-feira o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
Lombardi disse que personalidades civis e religiosas destes países foram avisadas nos últimos dias, e que em breve será anunciada a decisão e as datas da viagem.
Em 2007, Bento XVI viajou ao Brasil, de língua portuguesa. Os países de fala espanhola tinham manifestado ao Vaticano o desejo de uma visita do papa, já que a maioria dos católicos latino-americanos fala espanhol.
Lombardi afirmou que são conhecidos os desejos do povo mexicano de que Bento XVI visite o país, onde vive o maior número de católicos de fala espanhola do mundo, e que o papa pretende cumprir essa aspiração do povo mexicano.
O porta-voz explicou que por causa da altitude da Cidade do México é desaconselhável que Bento XVI, que nessa data terá completado 85 anos, visite a capital, mas que serão procuradas "as melhores alternativas".
Lombardi lembrou a viagem de João Paulo II a Cuba em 1998 e disse que Bento XVI deseja estar junto dos cubanos nestes momentos tão importantes de sua história. A visita a Cuba coincide com o aniversário de descobrimento de Nossa Senhora da Caridade, padroeira da ilha.
O porta-voz acrescentou que a Igreja Católica da América Latina está comprometida com a missão de uma nova evangelização do continente e que o papa pretende encorajar a igreja nesse objetivo.
A próxima viagem do papa ao Brasil deve ser em 2013, quando presidirá a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
Fonte: Agência EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário