segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto de ordenamento da orla de Paulista será assinado nesta segunda-feira

Nesta segunda - feira (28/11), às 9h, o prefeito de Paulista, Ives Ribeiro, vai assinar o termo de adesão do Projeto Orla, que tem o objetivo de contribuir na democratização dos acessos públicos às praias garantindo a função sócioambiental da orla daquele município, através de ações estratégicas para orientar no processo de ordenamento da praia.
A assinatura acontece no auditório do Hotel Amoaras, em Maria Farinha. O Projeto Orla é coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e conta com apóio da Superintendência da União em Pernambuco (SPU/PE).
Segundo a prefeiutura, o Projeto Orla é uma estratégia para descentralização das políticas públicas visando repassar atribuições de gestão da orla, atualmente no Governo Federal, para uma articulação entre as três esferas de governo, ampliando, assim, a capacidade de gestão do município sobre sua orla marítima.
Segundo a gestora do Programa de Gerenciamento Costeiro da Semas, Andréa Olinto, o Projeto Orla vai possibilitar a valorização da paisagem e dos atrativos turísticos do local.
“A proteção de imóveis e geração de atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental da orla também serão incentivados”, explicou.

Agregado ao projeto está previsto a realização de oficinas com agentes locais para estruturar uma agenda, com a participação da sociedade civil, para estabelecer estratégias de gestão para acelerar a implementação do ordenamento no local.

As oficinas visa proporcionar aos gestores locais o conhecimento sobre conceitos, diretrizes e procedimentos para a fiscalização costeira. O segundo passo do projeto será a criação de um plano de gestão integrada da orla do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário