Um grupo de hackers brasileiros vinculados ao Anonymous realiza um ataque contra diversos sites do governo do Estado da Bahia nesta segunda-feira (6). Os ataques apoiam policiais militares em greve no Estado, que ocupam a Assembleia Legislativa há sete dias durante um protesto para conseguir reajustes salariais. Com os ataques, os serviços de atendimento ao cidadão dos sites do governo do Estados da Bahia e Polícia Militar do Estado da Bahia encontram-se fora do ar.
Por meio do Twitter, os hackers anunciaram que os ataques tiraram do ar 90% dos sites do governo da Bahia. Além dos sites do governo e da PM, sites da Secretaria da Fazenda e também da Assembleia Legislativa estão fora do ar. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), responsável por manter os sites do governo no ar, o data center enfrenta queda no fornecimento de energia elétrica desde o final da manhã de hoje. Os sites devem voltar a funcionar nas próximas horas, assim que o problema estiver resolvido.
Na semana passada, o mesmo grupo de hackers brasileiros realizou uma série de ataques contra sites de bancos brasileiros, entre eles Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, HSBC, Citibank, BMG e Panamericano, além de tirar do ar o site da empresa de meios eletrônicos de pagamento Cielo e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As instituições negaram os ataques e afirmaram que seus sites foram sobrecarregados por um grande número de acessos simultâneos.
Em ataques com o objetivo de tirar sites do ar, os hackers costumam usar a técnica conhecida como DDoS. Ela consiste em sobrecarregar o servidor do site atacado com uma grande quantidade acessos simultâneos a partir de vários computadores. Um ataque DDoS não permite que os hackers acessem os dados guardados no servidor. Ele apenas tira o site do ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário