Evidências da existência de mares no passado geológico do planeta Marte ficaram ao descoberto pela sonda Mars Express da Agência Espacial Européia (ESSA), comunicaram hoje cientistas.
O planeta vermelho possivelmente teve dois oceanos, um deles data de faz quatro mil milhões de anos e o outro de três mil milhões de anos quando o gelo se descongelou baixo sua superfície depois de um grande impacto.
No entanto, a existência de água ali foi breve e resulta improvável que tiver alguma forma de vida, indicaram pesquisadores do Instituto de Planetologia e Astrofísica de Grenoble (IPAG) e da Universidade de Califórnia, em Irving, a cargo da pesquisa.
Ainda que é muito pouco provável que existissem organismos em Marte em tempos remotos, este estudo constitui a mais forte evidência da presença de água nesse planeta, alguma vez, indicaram.
As provas da presença de mares em Marte faz milhares de milhões de anos foram detectadas pelo radar Marsis da sonda Mars Express.
A equipe detectou materiais granulares de baixa densidade que puderam ter erosionado pela água e arrastados por ela ao lugar em que se encontram.
Estes sedimentos encontram-se no que foi o fundo oceânico, nos limites de uma linha costeira, identificada com anterioridade, disseram os pesquisadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário