sábado, 11 de fevereiro de 2012

Lei Seca mais rígida durante o Carnaval


Maior mobilidade e fortalecimento das ações são os principais benefícios obtidos com a aquisição de 12 novos veículos para a Operação Lei Seca. O reforço vai duplicar os pontos de bloqueio da operação que já atua diariamente. Os equipamentos chegam às vésperas do Carnaval, momento em que o fluxo de pessoas, turistas e veículos na cidade crescem, aumentando o risco de infrações, principalmente as que são relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Com o reforço, a Operação Lei Seca, que está em atuação desde dezembro, terá a possibilidade de ampliar as ações em todo Estado.

Do total de veículos adquiridos, seis são Vans informatizadas e o restante são guinchos. As Vans foram adaptadas para funcionar como uma espécie de escritório, com computadores portáteis, agilizando os processos de notificação imediata das abordagens, verificação das condições legais do veículo e da carteira de habilitação nos sistemas de informação do Detran. Os benefícios tornam mais rápidas as abordagens, aumento as possibilidades de crescimento no número de veículos parados.

Já os caminhões-guincho serão utilizados para recolher os automóveis apreendidos durante a operação. Com a aquisição, as seis equipes da Lei Seca, têm a possibilidade de locomoção para pontos mais estratégicos. “Os equipamentos tornam as equipes mais eficientes porque caso haja saturação em algum ponto de bloqueio, eles poderão se mudar para outra localidade, previamente estabelecida. Esta facilidade faz com que mais pontos sejam vistoriados, aumentando a sensação de fiscalização por parte das equipes”, ressalta o coordenador-executivo da Lei Seca, Major André Cavalcante.

Este Carnaval será a primeira experiência da Operação Lei Seca em grandes eventos. Para o major Cavalcante, as expectativas são as melhores, pois a população dar indícios de aceitação à causa. “Temos relatos dos agentes de aumento no número de amigos da vez. Percebemos que a conscientização da população vem aumentando e, mesmo em um evento do porte do Carnaval, esperamos um cenário bastante positivo”, revela o major.

O reforço na fiscalização de trânsito não se dará somente no combate a mistura de álcool e direção. O Detran-PE mobilizou 166 servidores, entre técnicos de educação e agentes de trânsito.Ao todo, 34 viaturas foram empregadas para auxiliar nas ações educativas e para garantir a fluidez do tráfego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário