Os motociclistas do Recife e Região Metropolitana poderão participar de uma ação em comemoração ao Dia do Motociclista, celebrado na próxima sexta-feira, 27 de julho. Para isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) se uniu a várias entidades e empresas públicas e privadas para oferecer uma série de serviços gratuitos na Avenida Agamenon Magalhães, em uma estrutura montada no canteiro lateral próximo ao viaduto da Avenida Norte, no sentido Olinda-Centro. A ação acontece entre 9h e 16h.
O evento busca conscientizar os motociclistas sobre a importância do uso de equipamentos de segurança. Além disso, homens e mulheres devem receber um material com as novas regras para motoboys, e poderão participar de mini-palestras promovidas pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) ou receber check up de motocicletas e brindes como troca de óleo e higienização de capacetes.
De janeiro a dezembro de 2011, a Secretaria Estadual de Saúde notificou um total de 1.851 óbitos provocados por acidentes envolvendo motociclistas, o que seria uma taxa de 20,9 óbitos para 100 mil habitantes. No mesmo período de 2010, a SES totalizou mais de 2 mil óbitos pelo mesmo motivo, o que representa uma taxa de 22,9 mortes para 100 mil habitantes, demonstrando uma redução de 8,6% na taxa de mortalidade.
Na última década, a frota de motocicletas em Pernambuco cresceu em 291%. O número de veículos foi de 202.927, em 2002, para 794.259 em 2012.
Pilotagem defensiva
Além da ação que acontece nesta sexta, os motociclistas podem se inscrever para participar de cursos gratuitos de pilotagem defensiva, oferecidos pelo Detran. As aulas acontecem na Escola Pública de Trânsito, na sede do Detran, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. O segundo semestre de 2012 conta com 185 vagas disponíveis para turmas entre agosto e novembro. As inscrições podem ser realizadas através do site da Escola de Trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário