Quem esperava por um posicionamento oficial sobre o andamento das obras da Arena Pernambuco, durante a visita de técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL),na manhã desta segunda-feira, terá que aguardar mais um pouco na poltrona. Mais precisamente até o início de outubro, quando, segundo o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Ricardo Leitão, acontecerá a última vistoria técnica de prontidão de estádios. A inspeção realizada hoje no canteiro tratou apenas de operações para dias de jogos.
Logo no início da manhã, 42 técnicos da Fifa e do COL, mais representantes das secretarias estadual e municipal da Copa, reuniram-se em uma sala, localizada na área externa, antes de visitar os espaços físicos da Arena. O encontro foi fechado a Imprensa, que só pode registrar imagens dos cinco minutos iniciais. A reunião tem como objetivo discutir o planejamento e a operação de serviços durante a Copa do Mundo, a fim de que os ajustes, como o detalhamento do espaço interno e o fluxo dentro e ao redor do estádio, sejam feitos em tempo hábil.
Após a reunião, os técnicos se dirigiram para a parte interna do estádio, onde iniciaram a inspeção física. No local, o diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade, e o diretor do escritório da FIFA no Brasil, Fúlvio Danilas, além dos secretários Ricardo Leitão e Amir Schvartz, realizaram um pronunciamento para explicar os itens a serem verificados no encontro.
“Essa não é uma visita de prontidão de estádios, e sim de operações. Estamos aqui para, juntos com as outras partes da Fifa, prover esses serviços. A ideia nossa é estudar com muito detalhamento cada uma das áreas. Queremos deixar uma impressão muito boa”, explica o Ricardo Trade. O executivo informou ainda que outra equipe será responsável pela a última vistoria técnica na Arena Pernambuco, antes do anúncio sobre a participação do Recife na Copa das Confederações, previsto para o início de outubro.
Fúlvio Danilas, diretor do escritório da FIFA no Brasil, acrescentou . “Temos que planejar desde a saída hotéis lá do Recife, até a chegada aqui na Arena. Estamos aqui para esclarecer dúvidas em relação aos espaços e fluxos de chegadas do público espectador, dos convidados, jornalistas e dos atletas”.
Após o pronunciamento, os membros da Fifa e do COL prosseguiram a vistoria pelo resto da manhã e início da tarde. As obras da Arena Pernambuco atingiram em outubro 58% de avanço físico. As arquibancadas tem 62% de conclusão. No momento, quatro guindastes trabalham na parte interna da Arena. São responsáveis pela colocação da estrutura de concreto pré-moldadas das arquibancadas. Às 16h30, o secretário Ricardo Leitão fará um balanço da visita dos técnicos à Arena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário