Marco Zero cheio, uma comunhão de felicidade e poesia para onde quer que se olhasse. Ainda falta algum tempo para o Carnaval, mas a carga emocional que emanava dos presentes no primeiro dia do Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito) passava uma impressão bem parecida. O evento, com programação iniciada sempre às 16h, encantou o público com apresentações nas salas de espetáculos e ao ar livre. O destaque da noite foi o espetáculo “Transporte Excepcional”, da Cia. Beau Geste (FRA), no qual o performer Philippe Priasso dança com uma retroescavadeira, em um número emocionante.
Não passava das 15h e a movimentação no Marco Zero já era atípica. As filas começaram a se formar e ficavam cada vez maiores. Quando começaram os primeiros espetáculos, às 16h, estava aberta oficialmente a segunda edição do Fito no Recife. E a julgar pelo primeiro dia, o evento só tem se aprimorado. A organização estava ainda mais eficiente do que no ano anterior e o acesso às salas foi tranquilo. A programação acontece simultaneamente nas salas de espetáculo e ao ar livre. Ao todo, são 12 grupos de diversos países, como França, Argentina, Alemanha, Portugal, Israel, Bélgica e Brasil.
Entre as atrações abertas, Naná Vasconcelos apresentou o show “Guarda-Som”, pensado especialmente para o festival. Nele, o percussionista utiliza um armário - e os utensílios guardados nele - para construir um belo concerto, no qual adpta inclusive a “Bachiana n°5”, de Villa Lobos. O público respondeu empolgado e logo entrou no universo proposto por Naná. Antes do pernambucano, o grupo paulista XPTO fez uma pequena apresentação musical.
Ninguém, no entanto, passou imune à apresentação do francês Philipppe Priasso. Acompanhado de uma retroescavadeira, ele provou que a delicadeza é antes uma questão de reposicionamento do olhar. Ao som de uma ópera cantada por Maria Callas, ele realizou uma coreografia precisa e emocionante. A sensação era de que o público estava hipinotizado. O trabalho, de uma beleza ímpar, parece ser a síntese da proposta do Fito: mostrar que os objetos vão além da utilização para a qual foram projetados. A programação do festival segue até este domingo e os ingressos devem ser retirados meia hora antes dos espetáculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário