O Rio de Janeiro entrou de vez na rota do pentatlo moderno internacional. A federação da modalidade divulgou, nesta terça-feira (11), que a cidade foi escolhida para sediar a segunda etapa da competição em 2013. A decisão foi tomada pela entidade por causa do sucesso da realização da segunda qualificação da competição neste ano, em março, na capital fluminense. Com a notícia, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) inicia o próximo ciclo olímpico, que chega ao seu auge nos Jogos Rio 2016.
A competição vai acontecer de 20 a 24 de março no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), em Deodoro, na Zona Oeste da cidade. No local, a Confederação Brasileira (CBPM) mantém a edição carioca do PentaJovem, projeto que existe há mais de três anos para a formação de novos atletas na modalidade.
Ao conquistar o direito de sediar uma das etapas da Copa do Mundo em 2013, o Rio de Janeiro confirma presença na estreia do novo formato da competição. A partir do ano que vem, além das disputas individuais feminina e masculina, o torneio também contará com o revezamento misto.
O evento já faz parte de várias outras competições da modalidade, como os mundiais sênior e júnior. Nele, atletas de diferentes gêneros formam equipes para enfrentar a esgrima, a natação, o hipismo e o evento combinado de tiro e corrida.
Com a inclusão do revezamento misto na Copa do Mundo, a UIPM quer acelerar as ações para que ele também seja incluído nas Olimpíadas do Rio, em 2016. A decisão iria aumentar em 50% o número de medalhas disputadas no Pentatlo Moderno nos jogos.
A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno em 2013 começa com a primeira etapa em Palm Springs, nos Estados Unidos, de 21 a 24 de fevereiro. Depois da edição carioca, realizará a terceira qualificação em Chengdu, na China, de 17 a 21 de abril. A quarta e última etapa acontecerá de 9 a 12 de maio, em Budapeste, na Hungria. A final do torneio será realizada em Moscou, na Rússia, nos dias 1º e 2 de junho.
Com a etapa de 2013, o Brasil já terá participado do circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno quatro vezes. Além da qualificação de 2012, a cidade já sediou a final da competição em 2009 e a segunda etapa de 2004, sempre no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário