sexta-feira, 7 de março de 2014

Aparelho falso traz riscos à saúde bucal, alertam especialistas

A moda agora é usar aparelho ortodôntico, mesmo que a pessoa não tenha problemas nos dentes. Para os especialistas na área, a prática é perigosa, já que o não acompanhamento de um dentista especializado pode provocar até a perda do dente. Em Araçatuba, ainda não é de conhecimento a venda ilegal desses produtos, no entanto, o Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) iniciou um trabalho para coibir esse comércio ilegal com diversas blitzes e apreensões de materiais falsos, também vendidos em lojas não autorizadas. A maioria das apreensões é feita na capital paulista, como no caso da 25 de março e camelôs.

O cirurgião-dentista Paulo Gehrke, de Araçatuba, alerta os adolescentes, principalmente os pais, a não fazerem uso do aparelho “personalizado”. “Para ter uma ideia, o aparelho é colocado por pessoas inexperientes, com Super Bonder”, lembrou. O alerta dele partiu depois que meninos e meninas, a maioria da classe C e D, começaram a ligar em sua empresa (franquia especializadas em aparelhos ortodônticos), perguntando se havia o aparelho da moda. “Eles colocam fio de arame e até cerdas de vassoura. A pressão exercida nos dentes, tanto pelo aparelho quanto pela cola, ocasionam mal posicionamento, podendo até ocorrer a perda”, explicou Gehrke, ao ressaltar que essa novidade é vendida por até R$ 200. 

  “Há também o fato de que a cola usada corrói o esmalte do dente e pode entrar no sulco gengival (fenda ou espaço em torno do dente), provocando necrose periodontal.” De acordo com o Crosp, a prática traz riscos de intrusão, quando o dente é empurrado para o interior do tecido ósseo; de extrusão, quando ele é puxado para baixo e para fora do suporte ósseo, e de giroversão, quando o dente gira no próprio eixo. Sem uma mastigação adequada, pode haver problemas de digestão dos alimentos. “Tudo o que provoca pressão errada ocasiona uma reabsorção do osso que segura o dente. Só que os especialistas sabem como trabalhar. Não uma pessoa que oferece a implantação e manutenção pela internet por R$ 50”, comentou o dentista.
Fonte: MONIQUE BUENO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário