quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Facebook pretende ajudar a prevenir suicídio

Um programa lançado na última terça-feira (13) permite que os usuários do Facebook se conectem instantaneamente com conselheiros de crise que ficam online por meio do sistema de mensagens do chat.


 O serviço tem como objetivo melhorar a segurança na rede social, que possui mais de 800 milhões de usuários atualmente e faz parte das mudanças anunciadas para a timeline e para o site, em geral.
 
O serviço funciona por meio de denúncias. Se você encontrar algum pensamento suicida sendo publicado por um dos seus amigos, pode denunciar isso para o Facebook que irá enviar um e-mail encorajando a pessoa a entrar em contato com um dos atendentes de plantão.
 
O site não vasculha as timelines para descobrir pensamentos suicidas por conta própria. Isso seria logisticamente inviável devido à grande quantidade de usuários e comentários publicados por dia. Deixar o trabalho por conta de um algoritmo poderia distorcer a interpretação.
 
Outros serviços de prevenção ao suicídio já estão sendo utilizados por grandes sites. O Google e o Yahoo já usam, há muito tempo, um sistema que dá ao usuário o número da Linha de Prevenção ao Suicídio, como resultado da busca pela palavra “suicídio”.
 
Esses programas estão sendo desenvolvidos porque estudos mostram que intervenções rápidas diminuem os pensamentos suicidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário