ais prévias agitam o Sítio Histórico de Olinda, município da Região Metropolitana do Recife, no fim de semana. Só neste domingo (12), uma multidão é esperada para acompanhar, pelas ruas da cidade, o bloco Virgens do Bairro Novo. E para ajudar na segurança do folião, 16 câmeras vão monitorar e orientar as equipes da polícia nas ruas. Elas estão ligadas ao Centro de Monitoramento da Secretaria de Defesa Social (SDS) e já começaram a funcionar desde o último domingo (5).
As câmeras são digitais, controladas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), e não perdem a qualidade quando é preciso aproximar a imagem ou identificar uma pessoa no meio da multidão. Há outras 250 espalhadas pela capital pernambucana.
A cada movimento considerado suspeito, os monitores chamam os policiais militares que, do Ciods, orientam as equipes na rua. De acordo com o gerente-geral do Ciods, coronel Ricardo Fentes, as câmeras melhoraram o trabalho de segurança no combate à violência.
“No momento que as imagens são geradas, nós conseguimos trabalhar em cima dessas imagens podendo ampliar o foco, produzir retratos falados sem perder a qualidade das imagens. Essas câmeras podem também, dentro do sistema, serem colocadas no software de inteligência, que pode auxiliar o operador que está fazendo a gestão. Podemos planejar para que a câmera nos informe sobre alguma concentração de pessoas ou quando um carro transita na contramão, por exemplo”, afirmou Fentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário