terça-feira, 19 de junho de 2012

Aprenda a não se arrepender daquilo que fez

De acordo com um levantamento feito recentemente com 2 mil entrevistados pela fabricante de cigarro eletrônico Electric Zebra, as pessoas passam 45 minutos por semana refletindo sobre o que deveriam ter feito de maneira diferente.

Para Vanessa Ritzel, especialista em potencial humano, este resultado comprova como arrependimentos, culpas e cobranças estão presentes na vida das pessoas. "Se arrepender faz parte do processo de evolução pessoal, mas ficar remoendo determinadas atitudes só torna esses sentimentos ainda mais fortes", ressalta.
 
Os comportamentos repetitivos se tornam automáticos e inconscientes. É por isso que quando uma pessoa foca sua atenção em algo repetidamente, seja pensando, agindo ou sentindo, o foco se torna um hábito, que fica cada vez mais difícil de ser alterado. "Ou seja, para não viver se arrependendo, é preciso mudar a maneira de pensar", acredita Vanessa. 

No entanto, antes de qualquer mudança de hábito é necessário responder duas perguntas simples: o que você anda fazendo que gostaria de mudar e o que você não está fazendo que gostaria de fazer?

Feito isso, a pessoa terá sua lista de metas e objetivos e a partir deste ponto será possível realizar a mudança, conforme a especialista exemplifica abaixo:

1. Não se cobre, culpe ou sinta arrependimento pelo o que fez e faz, seja gentil consigo mesmo;
    
2. Aprenda a conviver com a incerteza e não tente se livrar dessa sensação;
    
3. Faça mudanças gradualmente, não tente mudar todos os hábitos de uma vez;
    
4. Não tente controlar os pensamentos, utilize técnicas de respiração e relaxamento para acalmar a mente e retornar ao tempo presente;
    
5. Documente seu sucesso, isso encoraja o resto da jornada;
    
6. Seja paciente;
    
7. Foco e atenção naquilo que gosta, a atenção é uma atividade, não meramente um estado de mente, e precisa ser praticada.

Com estas dicas é possivel definir a estrutura do hábito e traçar um plano de mudança verdadeiramente eficaz e, consequentemente, se desprender de grandes arrependimentos será cada vez mais natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário