quarta-feira, 13 de junho de 2012

"NINJA", "PIZZA" E "GAY" ESTÃO ENTRE SUFIXOS BIZARROS PARA SITES


Já pensou em acessar um site por endereço terminado em ".ninja", ".pizza" ou ".gay"? Isso pode virar realidade em breve, quando sufixos ".com", ".org" e ".net" saírem de moda. Esses são alguns dos nomes registrados pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers(ICANN), entidade responsável por coordenar domínios em todo o mundo.
As sugestões bizarras não param por aí. Há, por exemplo, ".ketchup"; ".matrix", curiosamente pedido pela empresa de cosméticos L'Oréal; e ".vodka". Entre termos em inglês que resultam em combinação engraçada na tradução livre estão ".duck" (pato), ".kids" (crianças), ".money" (dinheiro), ".party" (festa) e ".sex" (sexo). O último, inclusive, foi sugerido por três empresas distintas.
Ao todo, há 1,9 mil sugestões registradas e 1,4 mil nomes diferentes – pois há várias nomenclaturas que foram repetidas por mais de uma companhia. A maior parte delas é oriunda da América do Norte (911) e da Europa (675). A África foi o continente que menos contribuiu, com apenas 17 nomes, seguida pela América do Sul, com 24.
Do Brasil, não há nenhum pedido estranho. Empresas como os bancos Itaú eBradesco, a rede de postos de combustíveis Ipiranga, a operadora de telefonia Vivo e a fabricante de cosméticosNatura pediram sufixos personalizados. A iniciativa custou US$ 185 mil por registro.
Entre companhias estrangeiras, a quantidade é bastante superior. Amazon, Apple, Barclays, Blockbuster, Bridgestone, Chrysler, Dell, Ericsson, Ferrari, Fiat, Ford, Hyundai, IBM, McDonald's, Mitsubishi, Nike, Nokia, Toshiba, Toyota, Volkswagen e Walmart são apenas alguns dos principais exemplos.
O intuito dessas empresas é aproveitar sufixos personalizados para reestruturar suas páginas na internet. O Itaú ou o Bradesco, por exemplo, poderiam colocar nomes de produtos específicos no endereço e organizá-los com seus respectivos nomes na terminação. Por outro lado, empresas que chegaram tarde demais à rede e viram os domínios desejados já ocupados também ganhariam novas possibilidades.
Todos esses nomes foram apresentados pela ICANN na última semana, em Londres, e agora passarão por aprovação do público para serem aprovados. A entidade irá encorajar concorrentes a adotar o mesmo sufixo, como ".banco", novamente usando Itaú e Bradesco como referência.
Haverá um período para que eventuais violações a direitos autorais sejam coibidas, como nomenclaturas que façam referência a marcas concorrentes. A expectativa é que esse processo termine em um ou dois anos. Depois disso, o famoso ".com" deve dar lugar a ".playstation", ".poker" ou ".sex".

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