sábado, 22 de setembro de 2012

Mais polícia em 13 cidades do interior

CARUARU – Moradores desta cidade do Agreste e de mais 12 municípios do interior contam agora com o Programa Patrulha do Bairro. O evento de relançamento do programa, que surgiu em 1985, na gestão do então governador Roberto Magalhães, aconteceu ontem em solenidade que contou com a presença do governador Eduardo Campos, do comandante da PM, coronel Luis Aureliano, e do chefe da Polícia Civil, Osvaldo Morais. Na solenidade realizada no Monte do Bom Jesus, foram entregues 28 viaturas que vão atuar nos municípios contemplados. O investimento mensal com a locação das viaturas é de R$ 68.124.
Do total de viaturas, oito ficarão em bairros de Caruaru: Maurício de Nassau, João Mota, Nova Caruaru, Salgado, Petrópolis, Alto do Moura, Universitário e São Francisco. As 20 unidades restantes serão distribuídas para Petrolina, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Araripina, Gravatá, Belo Jardim, Goiana, Carpina, Ouricuri e Arcoverde. De acordo com o governo do Estado, os bairros e as cidades contemplados foram definidos a partir de critérios técnicos.

Foram entregues 28 viaturas que vão atuar nos municípios contemplados. O investimento mensal com a locação das viaturas é de R$ 68.124
Um dos diferencias do Programa Patrulha do Bairro é que ele possibilita maior entrosamento da comunidade com a Polícia Militar. “O roteiro e horários das rondas são definidos a partir de debates com a comunidade. A população, que conhece melhor a realidade local, é quem dá as sugestões”, explicou Eduardo Campos. Ele destacou que os veículos são monitorados por GPS para garantir que as viaturas não se afastem das localidades onde devem estar prestando serviço. As unidades também contam com telefone celular, o que vai permitir acesso rápido, quando os policiais forem acionados pelos moradores. “Esse é um dos fatores que podem contribuir para a redução dos crimes de proximidade”, acrescentou o governador.

A população, que conhece melhor a realidade local, é quem dá as sugestões
governador Eduardo Campos
O programa também dispõe de um sistema de comunicação via internet, na pagina da Secretaria de Defesa Social (SDS). Nela, os usuários podem obter informações e sugerir ações visando à segurança na comunidade, entrando em contato direto com os policiais que atuam no bairro.
PACIFICAÇÃO - A solenidade de lançamento do Programa Patrulha do Bairro marcou também um ano da pacificação no Monte do Bom Jesus, que foi ocupado pelas Polícias Militar e Civil. Com a ação, o número de homicídios e o tráfico de drogas tiveram redução considerável. “Podemos comemorar uma redução de 67% no número de homicídios registrados na área”, destacou o comandante da PM.
Ele lembrou que como parte das ações o governo do Estado lançou também o Programa Governo Presente, que envolve várias secretarias para executar projeto de desenvolvimento e inclusão social, com foco na redução da criminalidade. Entre essas ações está o projeto Policiar, Musicalizar e Proporcionar Expectativas, no qual PMs ensinam música a crianças e adolescentes do Monte do Bom Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário