O Facebook comprou 750 patentes da IBM para se blindar contra potenciais litígios como o que enfrenta atualmente com o Yahoo, que processou a rede social acusando-a de uso indevido de propriedade intelectual, informa nesta quinta-feira o "The Wall Street Journal".
As patentes adquiridas pelo Facebook cobrem um amplo espectro de tecnologias, desde software até serviços de trabalho online.
No último dia 12, o Yahoo entrou com uma ação contra o Facebook, em um tribunal da Califórnia, por violação de dez patentes, entre elas o funcionamento de sistemas de privacidade e publicidade. "O Yahoo investiu recursos substanciais em pesquisa e desenvolvimento ao longo dos anos, o que deu como resultado inúmeras invenções de tecnologia patenteadas que outras companhias adquiriram sob licença. Infelizmente, os problemas com o Facebook seguem sem serem resolvidos", declarou o Yahoo em comunicado.
O processo compila um conjunto de tecnologias que o Yahoo reivindica como suas invenções e considera que o Facebook usa sem seu consentimento, como a apresentação da informação personalizada, o serviço de mensagem, os sistemas de privacidade e os de publicidade, partes importantes da maior rede social de internet.
A IBM, uma das empresas pioneiras no setor da informática, tem um grande número de patentes. Com esta compra, o Facebook busca ganhar terreno num de seus pontos fracos.
No final do ano passado, a rede social possuía apenas 56 patentes próprias, frente às mais de 1 mil do Yahoo.
O processo contra o Facebook ocorre em um ambiente cada vez mais competitivo entre os grandes líderes do setor tecnológico, como no caso dos confrontos judiciais entre Apple, Samsung e Microsoft. A Samsung, por exemplo, perdeu no dia 2 de março deste ano uma disputa contra a Apple travada em um tribunal da Alemanha. A companhia afirmou que vai recorrer da decisão. Não foi a primeira vez que a Samsung se decepcionou com a Justiça alemã. Em janeiro, ela perdeu outras duas disputas sobre patentes de tecnologia convencionais de telecomunicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário