O governo da Escócia anunciou nesta quarta-feira planos para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A vice-primeira-ministra Nicola Sturgeon disse que a nova lei deve ser votada no país, que pode se tornar o primeiro a permitir casamentos gays no Reino Unido.
A proposta é apoiada pela maioria dos partidos políticos escoceses. A ideia é que as primeiras cerimônias aconteçam no início de 2015. O anúncio foi feito após uma consulta pública sobre o assunto.
Hoje em dia, casais homossexuais já podem optar pela união civil na Escócia, e o governo garante que nenhuma comunidade religiosa será obrigada a sediar casamentos gays em igrejas. O projeto de lei anunciado nesta manhã é amplamente criticado pela Igreja Católica e pelos presbiterianos da Igreja da Escócia.
O governo britânico está fazendo consultas populares para mudar a legislação de casamento gay também na Inglaterra e no País de Gales. Autoridades esperam o resultado desses referendos para seguir adiante com as mudanças, mas a ideia é que o casamento entre pessoais do mesmo sexo esteja legalizado até 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário