quinta-feira, 19 de abril de 2012

Demanda das empresas por crédito sobe 14,4% em março

SÃO PAULO - O número de empresas que procuraram crédito no mercado subiu 14,4% em março ante fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (19) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, foi registrada alta de 5,5%. No acumulado do primeiro trimestre, houve elevação de 0,8% em relação ao mesmo período de 2011.
A variação positiva foi influenciada pelo crescimento na procura em todos os setores, de acordo com a Serasa. As empresas de serviços apresentaram a maior demanda por crédito (15,8%). Nos setores de comércio e industria, houve elevação de 14% e 12,2% respectivamente.
Na análise por regiões do país, o movimento de alta também é generalizado. O maior crescimento ocorreu na Região Sul, com variação de 17,2% sobre fevereiro. Em seguida aparecem o Nordeste, Norte e Sudeste, com elevações de 16,8%, 14,1% e 13% respectivamente. O menor aumento foi apurado na região Centro-Oeste, 11,6%.
Considerando a classificação por porte, as micro e pequenas empresas ampliaram a demanda por crédito em 15,1% em março ante fevereiro. As empresas médias registraram aumento de 4,8% e grandes, de 2,5%. Porém, se considerado o acumulado dos primeiros três meses do ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado, a maior elevação na procura foi apurada entre as grandes empresas, que ampliaram em 16,1% a sua demanda, e a menor entre as pequenas, com alta de apenas 0,2%. Já nas médias, a busca por crédito foi 9,9% maior no primeiro trimestre de 2012.
Segundo os economistas da Serasa, apesar da alta mais expressiva no comparativo mensal, a ligeira aceleração na relação anual é um sinal de que a atividade econômica permaneceu fraca neste início de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário