As obras de recuperação da orla marítima do Janga, localizada no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), foram iniciadas. Nesta quarta-feira (18), funcionários municipais trabalhavam com tratores no sentido de requalificar a orla.
Pelos serviços previstos no projeto de requalificação, cinco trechos considerados críticos pela secretaria, ao longo da zona litorânea, receberão várias intervenções. São eles: o primeiro trecho no começo do Janga, em Enseadinha, o segundo nas proximidades da Pizzaria do Gordo, o terceiro perto do bar do Bebeto. Os outros dois, que ainda se encontram em estudos, não foi informado. As obras consistem em serviços de contenção do avanço do mar, recuperação do calçadão, dos brinquedos e das cadeiras que estão danificadas. Somado a isso, o projeto visa recuperar a iluminação, reconstrução da malha viária e da faixa de areia.
No primeiro momento, iniciado nas proximidades do bar do Bebeto, os serviços começaram com a construção da ensecadeira (paredão feito com pedras e areia) para conter o avanço do mar. A ensecadeira, de aproximadamente cinco metros de profundidade, servirá de barreira para evitar que a água do mar passe até o calçadão. Uma vez impedida à passagem da água, um muro de contenção será construído. Após esse momento serão feitos os trabalhos de engorda da praia e a revitalização de todo o calçadão.
A previsão, segundo o secretário de infraestrutura de Paulista, Francisco Maia, é que todos os serviços sejam concluídos ainda neste ano. “Cada trecho, esperamos concluir em dois meses. Já o final de toda a obra de recuperação da orla do Janga pretendemos concluir até o final de 2012”, assegurou o secretário.
Ao todo, R$ 14,5 milhões de reais serão injetados nos reparos dos cincos trechos, sendo 90% dos recursos vindos do cofre do Ministério da Integração Nacional e os outros 10% do município de Paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário