sábado, 30 de junho de 2012

Abreu e Lima vigiada por câmeras

O município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi beneficiada com mais um equipamento de segurança. Graças a uma parceria da Secretaria de Defesa Social (SDS) com da prefeitura da cidade, foram instaladas quatro câmeras de monitoramento nas duas principais vias do município, as avenidas Duque de Caxias e Brasil, para cobrir todo o centro do município. Para isso, foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (29), um sistema de videomonitoramento no Posto de Policiamento Comunitário (PPC). O novo serviço visa diminuir a quantidade de assaltos aos patrimônios públicos, bem como os homicídios.
“A câmera tem vários focos. O primeiro é pedagógico, que é voltado para inibir a criminalidade, pois os assaltantes vão ficar mais intimidados, sabendo que vão ser vistos. O outro foco é o apoio que vamos dar à Polícia Militar, porque teremos as imagens dos crimes e eles podem ter acesso a elas na hora em que o flagrante estiver em andamento”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Wílson Damázio, que visitou o espaço que será base para os policiais monitorarem o centro de Abreu e Lima. Ele ainda frisou a possibilidade de identificar os criminosos e, então, conseguir prendê-los, com o acesso ao banco de imagens.
Conforme o gestor, o que mais preocupa na cidade são os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que constituem roubos e saidinhas de banco. A expectativa, conforme Damázio, é de que essas ações sejam diminuídas em 60%, com o uso das câmeras. O delegado de Abreu e Lima, Alberes Félix, por sua vez, chamou atenção para os pontos de venda de drogas. “O crime de tráfico também é bastante presente aqui. Temos uma média de três flagrantes por semana. Mas os crimes de roubo e homicídio também não ficam atrás. Então, esperamos que essa incidência possa diminuir, a partir de agora”, afirmou.
De acordo com o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, esse é o primeiro sistema de videomonitoramento do Litoral Norte. “São máquinas de boa qualidade e que conseguem passar mais segurança para a população que vem receber o dinheiro nos bancos ou que vem fazer compras na cidade”, atestou. Ainda conforme Gadelha, as câmeras irão funcionar diariamente, durante 24 horas. O gestor ainda acrescentou que existe um projeto para ampliar o número de câmeras e adicionar motocicletas aos policiais. “As motos já estão em licitação. Agora em julho, elas já devem estar nas ruas”, garantiu.
INTEGRAÇÃODurante o evento, o secretário Wilson Damázio revelou que existe a possibilidade de criar uma Unidade Integrada de Segurança (UIS) em Abreu e Lima. “Seria uma estrutura onde as polícias Militar e Civil, além dos Bombeiros e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) trabalhariam em conjunto, pois essa integração facilita a segurança da sociedade”, pontuou. A data para a possível criação da UIS ainda não está definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário