terça-feira, 5 de junho de 2012

Elizabeth II encerra festas do Jubileu levando multidão ao centro de Londres


Prestigiada por uma impressionante multidão, a rainha Elizabeth II da Inglaterra encerrou nesta terça-feira a histórica comemoração de seu 60º aniversário de coroação na sacada do palácio de Buckingham sem a companhia de seu marido, o príncipe Philip, que está hospitalizado devido a uma infecção na bexiga.
A monarca britânica, de 86 anos, foi o centro das atenções de eventos meticulosamente planejados e que levaram milhões de pessoas às ruas de todo o Reino Unido nos últimos três dias.
Este último dia de celebrações não fugiu à regra e fez com que a avenida The Mall, que liga o palácio à Trafalgar Square, ficasse lotada desde o início da manhã, à espera da passagem da carruagem que levou a rainha para um passeio pelo centro de Londres, onde a rainha pôde conferir sua altíssima popularidade.
A programação oficial desta terça começou com uma missa realizada na catedral de St. Paul, onde o arcebispo da Inglaterra, Rowan Williams, elogiou Elizabeth II por sua vida dedicada ao serviço do país e da Commonwealth. No sermão também foi lembrado o grande ausente dos festejos do dia: o duque de Edimburgo, de 90 anos, internado no hospital King Edward VII.
Sua ausência, porém, não impediu a realização dos atos previstos para hoje, que, conforme disse à "BBC" o primeiro-ministro britânico, David Cameron, "mostraram o melhor do Reino Unido".
O mau tempo em Londres desde o domingo respeitou hoje o calendário de eventos até quase o final, já que a chuva começou a cair quando a rainha cumprimentava os súditos da sacada do palácio de Buckingham.
"Em momentos como esse não dá pra não deixar de sentir muito orgulho de ser britânico. Nós viemos de Midlands, e queríamos ver hoje a rainha e a família real", disse à Agência Efe Susan Cotterell, uma das milhares de pessoas concentradas na Trafalgar Square à espera da passagem da monarca.
Além da missa, Elizabeth II foi a uma recepção na Mansion House - residência do prefeito de Londres -, seguida de um almoço com membros da casa real e 700 convidados em Westminster Hall, no Parlamento britânico.
Depois, a soberana percorreu ruas do centro de Londres em uma chamativa procissão de carruagens e cumprimentou súditos e admiradores acompanhada pelo príncipe Charles e sua esposa, Camilla.
O fim dos festejos aconteceu na sacada do palácio de Buckingham, na qual uma sorridente Elizabeth II acenou para a multidão. Quem também esteve na sacada foram os príncipes William e Harry, além de Kate Middleton.
Os atos pelo Jubileu de Diamante da rainha foram marcados por seu caráter lúdico e pela pompa. Um bom exemplo disso foi o espetacular desfile de mil embarcações pelo Tâmisa no domingo que levou mais de um milhão de pessoas às margens do rio.
Além do maior espetáculo fluvial realizado no Reino Unido nos últimos 350 anos, também se destacou o show realizadoo ontem à noite nos jardins de Buckingham e que reuniu grandes nomes da música como Stevie Wonder, Paul McCartney e Elton John.

Nenhum comentário:

Postar um comentário