quinta-feira, 12 de julho de 2012

Governo anuncia projeto-piloto de banda larga gratuita para celulares e tablets

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou nesta quinta-feira em Brasília um projeto-piloto que prevê a utilização de internet via telefones celulares e tablets de forma gratuita. Batizado de banda larga 0800, a iniciativa – ainda em fase de testes – permite que os usuários acessem sites predeterminados sem cobrança adicional mesmo em planos pré-pagos.

Em nota oficial, o Ministério das Comunicações afirmou que provedores de conteúdo, como sites populares e portais de internet, podem pagar para participar do projeto e facilitar o acesso ao serviço. Esse modelo de negócios prevê uma tarifação reversa à da telefonia atual, com as empresas de conteúdo pagando pelo custo da ligação. “A internet é uma ferramenta importante de divulgação das informações, que precisam estar abertas à população”, ressaltou Bernardo no comunicado.

“Quem seria mais beneficiado seria o pessoal de baixa renda. Mas se você pegar a classe média, que usa muito a internet em operações em banco, em sites de compras, então essas pessoas terão interesse em usar também. É uma forma de atender melhor, de dar mais opções a quem demanda os serviços”, disse.

Os sites que decidirem colaborar com a iniciativa poderão ser acessados pelos navegadores dos dispositivos móveis, bastando que o usuário inclua a extensão “0800.br” ao endereço. Por exemplo, o site “www.portaldeinformacoes.com.br” ficaria “www.portaldeinformacoes.0800.br”.

Segundo o ministério, a novidade vai permitir a utilização de serviços já prestados pelas páginas do próprio governo, além de funcionar como uma vitrine para sites de comércio eletrônico – o que estimularia o consumo de produtos por meio de dispositivos móveis. No momento, apenas 80 celulares entregues a residentes de Brasília podem acessar o banda larga 0800. Além dos resultados dos testes, que devem durar 15 dias, o governo precisa estabelecer diretrizes e regras para criar uma regulamentação específica para o projeto – motivo pelo qual ainda não há data definida para seu lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário