O primeiro dia de 2013 trouxe na bagagem um presente para pais, mães e amigos que aguardavam o retorno dos 22 alunos que participaram do Programa Ganhe o Mundo, idealizado pelo governo do Estado. O frevo saudou os alunos, calou o choro da saudade e animou o reencontro, no saguão do Aeroporto Internacional do Recife. Agora, com a mala repleta de memórias e experiências, a meta é focar nos estudos e no vestibular, que, para muitos, será prestado no fim do ano. No decorrer deste mês, mais 549 estudantes da rede estadual deverão embarcar rumo a Nova Zelândia, Espanha, Austrália, Argentina e Chile.
As inscrições para a segunda edição do Ganhe o Mundo foram encerradas no dia 31. De acordo com o secretário Estadual de Educação, Ricardo Dantas, em 2013 serão 1,6 mil alunos beneficiados com o programa de intercâmbio, um acréscimo de 500 vagas em relação ao ano anterior.
Para receber a filha Ágata Morgana, 15 anos, a agente de saúde Maria Jovelina Barbosa produziu camisas personalizadas e formou uma comitiva, que saiu de Porto de Galinhas, em Ipojuca. Na casa, a festa estava pronta para receber a jovem. Durante quatro meses, Ágata estudou na cidade de Gilbert, no Arizona. Segundo a estudante, as duas primeiras semanas foram as mais difíceis, porque ela encontrou dificuldades com a família que a hospedou. Passado o sufoco, ela conta que “o intercâmbio foi bom, porque pude aprimorar o inglês”. “Amadureci e aprendi muito nesse período. A experiência de morar fora é inexplicável”, afirma Ágata.
Em setembro de 2012, 552 estudantes de instituições públicas viajaram para os Estados Unidos e Canadá com os custos pagos pelo governo. Os alunos ficaram hospedados em casas de famílias cadastradas e avaliadas pela Secretaria de Educação. Cada estudante recebeu, por mês, uma bolsa de US$ 300, em média, R$ 600. O grupo de ontem foi o segundo a retornar da experiência internacional. Eles estavam no Estado do Arizona (EUA). Terceiro grupo chegará nesta quarta (2). Outros seis desembarques estão programados até o final de janeiro, nos dias 9, 10, 16, 22, 23 e 29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário