terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mais de 200 planos de saúde ficam suspensos de serem comercializados


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta terça-feira (20) uma lista com 212 planos de 21 operadoras suspensos. Trata-se do resultado do sexto ciclo de monitoramento sobre o cumprimento das regras de atendimento. Desta vez, além dos prazos estipulados pela ANS para marcação de consultas, exames e cirurgias, foram considerados outros itens relacionados à negativa de cobertura, como o rol de procedimentos, o período de carência, a rede de atendimento, o reembolso e o mecanismo de autorização para os procedimentos.
Em Pernambuco, são 131 planos de seis operadoras. Entre elas, Amil (91), SulAmérica (13) e Viva (7) são os destaques. De março a junho de 2013, foram recebidas 17.417 reclamações contra 553 operadoras sobre a garantia de atendimento. Ao todo, são 4,7 milhões de consumidores beneficiários desses planos, o equivalente a 9,7% do total de beneficiários de planos de assistência médica no País.
Desde que a ANS iniciou os ciclos de monitoramento, já foram suspensos 618 planos e 73 operadoras e acredita ter protegido 7,9 milhões de consumidores. Os planos do sexto ciclo se juntam aos 34 das cinco operadoras que continuam sem poder ser comercializados por terem sido suspensos no quinto ciclo.
A agência recomenda que usuários de planos de saúde não contrate os planos listados e, em caso de ser abordado para aderir a um deles, denuncie a operadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário