Quatro pessoas apaixonadas por poesia e música resolveram fazer algo diferente. No dia 16 de dezembro de 2012, com instrumentos musicais em punho, Eron Silveira, Genésio Salustiano e o casal Ubiratam Ferreira e Ivani Vitorino subiram algumas ladeiras até a Vila Holandesa, bairro carente da cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. Eles levaram arte e livros para os moradores do local, promovendo a primeira edição do Viva Vila Morro Poesia. A iniciativa virou um projeto, que neste domingo (15), a partir das 14h, comemora o primeiro aniversário.
A festa vai contar com apresentação dos pianistas Moritz Gabrielsson (Berlim-ALE) e Eron Silveira; os cantores Ívano, Gegê Bonsai e Biu Brega Show; o violonista e poeta Allan Salles; a poetisa Joy Carlu; e o Maracatu do GAMR (Grupo de Apoio aos Meninos de Rua) de Gravatá. O dia ainda terá o lançamento do fanzine Normirréi#3, a exibição de um curta e a presença de Jardson Gregorio, reitor da Unipop (Universidade Popular do Nordeste).
O encontro, que chega a sua 13º edição, virou um compromisso para o grupo. Às 15h, do último domingo de cada mês, a pracinha localizada ao lado da associação de moradores do bairro se transforma em um espaço voltado à arte. A mudança na data do evento de dezembro ocorreu por conta das festas de fim de ano.
"Sempre questionamos porque no fim de semana o pessoal que bate bola se junta, o pessoal do dominó também e os poetas não fazem isso. A ideia foi juntar o pessoal e ir ao local mais inacessível da cidade, porém em poesia tudo é possível", conta o bacharel em direito Ubiratam Ferreira, 49 anos.
A escolha do bairro também foi motivada por Eron, Genésio e Ubiratam morar ou já terem morado na cidade. Segundo Ubiratam, Moreno é um município carente de atividades culturais e o projeto estimula a prática. Por ser um espaço aberto mantido de forma voluntária, aos poucos, o Viva Vila foi agregando pessoas a organização. Atualmente, Poetas, músicos, dançarinos, atores e ilustradores contribuem para a realização do evento.
A poetisa Joy Carlu passou a integrar o grupo a partir da segunda edição, após receber o convite de um amigo. "Eu fui e me colocaram na programação como declamadora. Comecei a participar e levar outros amigos declamadores e músicos", conta. Bacharel em ciências Contábeis, Joycelle Santos (verdadeiro nome da artista), 25 anos, acha que a ação podia ser mais efetiva e ajudar mais os moradores do bairros.
O sentimento é compartilhado com Ubiratam. "Existe a ideia de formalizar o projeto. Vislumbramos a possibilidade de criar um projeto de integração com a comunidade", afirma o bacharel em direito.
Boa parte do público é composta por crianças. O fato levou o grupo a repensar o evento e dedicar uma parte do tempo a elas, além da distribuição de lanches e livros. "Sentimos muita necessidade de um trabalho voltado ao público infantil. Às vezes, têm atividades para eles. Via de regras, eles amam música", afirma Joy Carlu.
Em 12 edições, o Viva Vila Morro Poesia já recebeu mais de 80 artistas. Entre eles, os poetas Allan Sales, Clécio Rimas, Miró da Muribeca, Malungo, Leonardo Santana e Rildo de Deus; os músicos Ed Carlos, Tito Lívio, Abissal (do maracatu Várzea do Capibaribe), Diviol Lira e Gaguinho Aboiador; as bandas MPBossa e Tríduo; o grupo de dança Artefatos, o de côco Xexéu de Bananeira e os de teatro Adorart e LiterAtos.
Serviço
Viva Vila Morro Poesia
Quando: Domingo (15), a partir das 14h
Onde: Vila Holandesa, em Moreno, Região Metropolitana do Recife
Entrada Gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário