Após um, digamos, estranho mistério, o futuro governador de
Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), anunciou a equipe que o acompanhará no
Governo do Estado. A lista possui algumas surpresas, como a de Romeu
Baptista, no Turismo. O administrador de Fernando de Noronha era
especulado para a Secretaria de Governo, que acabou extinta.
Segue o secretariado:
CHEFIA DO GABINETE DO GOVERNADOR: Rubens Júnior
Nascido em Caruaru, Rubens Rodrigues da Silva Júnior tem 51 anos, é
radialista e formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Caruaru (Fafica) e pós-graduado em Gestão Pública pela
Fafica. Foi assessor de imprensa da Câmara Municipal de Caruaru e da
Prefeitura de Caruaru, tendo atuado nesta última também como secretário
de Ação Social. Presidiu o Conselho Estadual de Assistência Social, foi
membro da coordenação da primeira Conferência Nacional de Assistência
Social e diretor executivo do Conselho Nacional de Secretários
Municipais de Assistência Social. Desde 2007, atua como gerente de
articulação da Vice-Governadoria do Estado de Pernambuco.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO: José Neto
José Francisco Cavalcanti Neto nasceu no Recife, em 15 de dezembro de
1971. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. É auditor
do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), onde exerceu as
funções de assessor técnico da Controladoria de Controle Externo e de
diretor departamental, entre outros. Atuou, também, como assessor
especial do Governo do Estado e como assessor do Tribunal Regional
Federal da 5ª Região. No Governo Eduardo Campos, exerceu o cargo de
secretário executivo de Pessoal e de Relações Institucionais da
Secretaria de Administração, de 2007 a março de 2010, quando assumiu a
titularidade da pasta exercida até dezembro. Foi presidente do Conselho
de Administração da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores
do Estado de Pernambuco (Funape). Em janeiro de 2011, foi nomeado
secretário-executivo de Coordenação Institucional da Secretaria da
Fazenda de Pernambuco.
SECRETARIA DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA: Aldo Santos
José Aldo dos Santos é natural da cidade de Altinho, no Agreste
pernambucano. Formado em Agronomia e mestre em Administração Rural,
ambas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Coordenou o
Centro de Desenvolvimento Agroecologico Sabiá e foi membro da
coordenação estadual da ASA-PE, da coordenação executiva da ASA-Brasil e
da coordenação nacional da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).
Faz parte do Comitê Integrado de Combate à Estiagem. É o atual
presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de
Pernambuco. Ingressou na atual gestão em janeiro de 2011, quando assumiu
a Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar. Em junho de 2012,
acumulou a gerência-geral do Programa de Desenvolvimento Rural
Sustentável de Pernambuco (Prorural). Desde maio de 2013, é secretário
de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco.
SECRETARIA DA CASA CIVIL: Luciano Vásquez
Luciano Vasquez Mendez nasceu no Recife, em 29 de setembro de 1964.
Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduado em Direito Eleitoral e
Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB). Iniciou sua
militância política ainda no MDB na década de 1970, quando ingressou no
Movimento Estudantil, onde foi vice-presidente do DCE-UFPE, diretor da
UNE e presidente do Diretório Acadêmico da FDR/UFPE. Foi oficial de
gabinete da Secretaria de Governo do Recife, diretor de Coordenação
Política da Secretaria da Casa Civil no Governo Miguel Arraes
(1987-1990). Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi chefe de
gabinete da Liderança de Oposição (1991 a 1994), diretor de Compras e
chefe de gabinete parlamentar (1996 a 2006). Desde 2007, é presidente do
Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel
Arraes (Lafepe), que saiu de uma crônica situação financeira e
transformando-o no maior laboratório público do País. Presidiu também a
Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob),
por dois mandatos (2009 a 2013).
SECRETARIA DAS CIDADES: Evandro Avelar
Evandro José Moreira de Avelar é engenheiro civil. Já exerceu os cargos
de diretor geral da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adene),
secretário estadual das pastas de Desenvolvimento Urbano e de Projetos
Especiais, assessor técnico do Sebrae Nacional e diretor e presidente da
COHAB/PE, além de diretor presidente da Empresa Metropolitana de
Transporte Urbano (EMTU). Desde 2009, passou a integrar a equipe da
Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, tendo atuado como secretário de
Serviços Urbanos e Obras (2009 a 2012) e Infraestrutura e Mobilidade
Urbana, desde 2013.
SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: José Bertotti
José Antônio Bertotti Júnior, 44 anos, é graduado em Química Industrial
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em
Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Boa Viagem. Foi
tesoureiro-geral da União Nacional dos Estudantes. Atuou na Secretaria
de Assistência Social da Prefeitura do Recife, como assessor-técnico
(2001 a 2004) e secretário-executivo (2005 a 2008), vindo a assumir a
titularidade da referida pasta, em 2008. Presidiu o Conselho Municipal
de Apoio ao Porto Digital. Foi secretário de Ciência, Tecnologia e
Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife (2009 a 2012), antes
de ingressar no Governo do Estado, como secretário-executivo de Ciência e
Tecnologia, desde janeiro de 2013.
CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO: Djalmo Leão
Nascido no Recife em agosto de 1950, Djalmo Leão é bacharel em Ciências
Econômicas e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE). É auditor da Secretaria da Fazenda desde 1982, tendo ingressado
através de concurso público. Entre as funções que exerceu, estão as de
diretor financeiro do DER-PE, diretor geral das Finanças da Secretaria
da Fazenda de Pernambuco, assessor da Diretoria de Controle do Tesouro
Estadual, assessor da Secretaria da Fazenda (1996 a 1998), assessor
parlamentar do deputado federal Eduardo Campos (1998 a 2003) e
subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério
da Ciência e Tecnologia (2004 a 2006). No Governo Eduardo Campos, foi
titular das secretarias da Fazenda (2007 a 2010) e da
Controladoria-Geral do Estado, esta última desde 2011.
SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DA COPA 2014: Ricardo Leitão
Recifense, nascido em 1950, formado em Jornalismo pela Universidade
Católica de Pernambuco (Unicap). Trabalhou nas revistas Manchete e Veja e
nos jornais Diário da Noite, Folha de S.Paulo e Diário de Pernambuco,
do qual foi diretor de redação. Como repórter, recebeu por cinco vezes o
Prêmio Esso de Jornalismo, a mais importante premiação da Imprensa
brasileira. Coordenou as campanhas eleitorais de Miguel Arraes ao
Governo do Estado em 1986 e 1994. Foi secretário estadual de Imprensa
(1987-1990) e diretor de Comunicação do Governo do Estado (1995-1998).
Entre 2007 e 2010, ocupou o cargo de secretário estadual da Casa Civil.
Em 2011, assumiu a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014.
SECRETARIA DE CULTURA: Marcelo Canuto
Nascido no Recife, Marcelo Canuto Mendes, 49 anos, é formado em Direito
pela UFPE. Iniciou sua carreira pública como oficial de gabinete da
Secretaria de Imprensa de Pernambuco, no segundo Governo de Miguel
Arraes (1987-1990). Foi chefe de gabinete da Secretaria de Assuntos
Jurídicos da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes durante o período de
intervenção estadual no município (1988) e diretor do Departamento de
Relações com os Poderes Municipais da Secretaria de Governo de Olinda a
partir de 1989. Foi gerente-geral da Secretaria de Projetos Especiais no
terceiro Governo de Miguel Arraes (1995 a 1998). No Governo Eduardo
Campos, foi gerente geral de Gestão da Secretaria Especial de
Articulação Social do Estado (2007 a 2010), pasta da qual passou a ser o
secretário em março de 2010. Em 2011, foi nomeado secretário-executivo
de Relações Institucionais e Articulação Parlamentar da Casa Civil,
acumulado a Secretaria-Executiva de Articulação Política da referida
pasta entre 2012 e 2013. Em outubro de 2013, passou a responder pela
Secretaria de Cultura, sendo efetivado em janeiro de 2014.
SECRETARIA DA CRIANÇA E JUVENTUDE: Pedro Eurico
Pedro Eurico de Barros e Silva, 61 anos, pernambucano, é advogado e
iniciou sua carreira política como militante da Comissão de Justiça e
Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife. Durante a ditadura militar,
defendia presos políticos, denunciava a tortura e a perseguição
política. Em 1982, foi eleito vereador do Recife e em 1986, deputado
estadual, cargo para o qual foi reeleito em 1990, 1994, 1998, 2002 e
2006. Foi presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco no biênio
1995-1996. No segundo Governo Miguel Arraes (1987 a 1990), comandou a
Secretaria de Habitação. Assumiu a Secretaria Estadual da Criança e da
Juventude em 2012.
SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL: Alessandro Carvalho
Natural de Salvador (Bahia), o delegado federal Alessandro Carvalho
Liberato de Mattos, 40 anos, bacharel em Direito pela Universidade
Federal da Bahia. Atuou como advogado Cível e Comercial e exerceu
diversos cargos na Polícia Federal, na qual ingressou em 1999. Atuou
como Delegado Regional Executivo da Superintendência da Polícia Federal
no Estado do Rio Grande do Norte, além de chefiar as Delegacias de
Polícia Federal em Juazeiro (Bahia) e em Foz do Iguaçu (Paraná) e de ter
sido Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado e Delegado
Regional Executivo da Superintendência da Polícia Federal no Estado da
Bahia. Exerceu o cargo de secretário-executivo de Defesa Social em
Pernambuco desde julho de 2010, vindo a responder como titular da pasta
desde dezembro de 2013.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Márcio Stefanni
Márcio Stefanni Monteiro Morais, 35 anos, é formado em Direito pela
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É servidor concursado, desde
2002, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Antes, participou do Programa de Trainee do Banco do Nordeste, atuando
na Área Jurídica. No BNDES, atuou no Rio de Janeiro, em diversos setores
e exerceu funções como advogado do Departamento de Desenvolvimento
Urbano e coordenador Jurídico do Departamento de Operações Sociais. De
2007 a 2010, foi de assessor da Área de Inclusão Social e Crédito e da
Presidência do BNDES. Em 2011, ingressou no Governo do Estado,
comandando a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD
Diper) e participando de importantes negociações junto a empresas como
Kraft foods, Monsanto, BR Foods, Nissin Ajinomoto, P&G, Johnson
& Johnson, Novartis e Volkswagen. No final de 2012, assumiu a
Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, onde é responsável
pelos Portos de Suape, Recife e Petrolina, além da AD Diper, Copergás,
Ipem e Jucepe.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS: Bernardo d’Almeida
Nascido no Recife e formado em Economia pela Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE), Bernardo Juarez D’Almeida, 42 anos, é auditor
tributário do Tesouro Estadual desde 1994, tendo exercido cargos de
gerência na Secretaria da Fazenda, de onde é funcionário de carreira. Em
2008, ingressou no Governo de Pernambuco como gerente geral de Ações
Governamentais do programa Pacto pela Vida. Em janeiro de 2011, foi
nomeado secretário-executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de
Planejamento e Gestão do Estado. Em 2011, a convite do então secretário
de Planejamento e Gestão Alexandre Rebêlo, iniciou os trabalhos de
construção dos Pactos pela Educação e pela Saúde. Desde janeiro de 2014,
atua como secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES: Ricardo Dantas
Recifense, José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira nasceu em outubro
de 1965. Graduado pela Faculdade de Ciências da Administração de
Pernambuco pela Universidade de Pernambuco (UPE). Servidor Público de
Pernambuco desde 1988, é Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.
Foi Auditor Fiscal e diretor-adjunto de Controle do Tesouro Estadual na
Secretaria da Fazenda. No Governo Eduardo Campos, comandou a Secretaria
da Controladoria Geral do Estado em Pernambuco (2007 a 2010), na qual
implantou Portal da Transparência, principal instrumento de Controle
Social disponibilizado pelo Governo do Estado. Em 2011, assumiu a
Secretaria de Administração, tendo acumulado a presidência do Instituto
de Recursos Humanos (IRH). Desde 2012, é titular da Secretaria de
Educação, tendo incorporado a pasta de Esportes na reforma
administrativa de janeiro de 2014.
SECRETARIA DA FAZENDA: Décio Padilha
Décio José Padilha da Cruz, 43 anos, é pernambucano, formado em
Administração pela Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco
da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE). Sua vida profissional teve
início em 1992, como gerente de agência do extinto Banorte. Em 1993,
ingressou na Secretaria da Fazenda do Estado como Auditor Fiscal,
ocupando diversos cargos, entre os quais diretor de Fiscalização de
Mercadorias em Trânsito (1999 a 2006) e membro permanente do Conselho de
Política Tributária da Secretaria da Fazenda (2002 a 2006). Em janeiro
de 2007, assumiu a Diretoria Comercial e de Atendimento da Compesa. Em
dezembro de 2012, passou a comandar a Secretaria Estadual da
Administração.
SECRETARIA DE IMPRENSA: Ivan Maurício
Ivan Maurício Monteiro dos Santos nasceu no Recife, em 19 de junho de
1951. Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco
(Unicap). Atuou como repórter e editor de veículos como Diário da Noite,
Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Vanguarda, O Globo e revista
Manchete. Participou da chamada Imprensa Alternativa durante o regime
militar, sendo correspondente para o Nordeste dos jornais Opinião e
Movimento, tendo sido também colaborador dos jornais Coojornal, Versus,
Extra, Mais Um e O Pasquim. Venceu o Prêmio Esso de Jornalismo – Região
Nordeste em 1978. Foi diretor geral da TV Pernambuco e chefe de gabinete
do então prefeito de Olinda, Germano Coelho (1982), além de ter
presidido a Empresa de Urbanização e Desenvolvimento Integrado de Olinda
(URB Olinda) e diretor-geral do Centro de Preservação dos Sítios
Históricos da Prefeitura de Olinda. Foi fundador, integrante da
executiva nacional e primeiro presidente do PSB em Pernambuco. É diretor
de Conteúdo do portal O Nordeste, além de ter publicado cinco livros.
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA: João Bosco de Almeida
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba
(UFPB), João Bosco de Almeida, paraibano com título de cidadão
pernambucano (2009), é servidor de carreira da Companhia Hidroelétrica
do São Francisco (Chesf) há 40 anos. Começou como estagiário e chegou a
Diretor Administrativo, passando ainda pelos cargos de gerente do
Serviço Regional de Manutenção de Campina Grande, gerente do Centro de
Formação Profissional de Paulo Afonso, diretor de operação e membro do
Comitê de Planejamento Empresarial. Atuou também em cargos executivos
nos governo da Paraíba e de Pernambuco. No terceiro governo Miguel
Arraes (1995-1998), foi secretário de Infraestrutura. No Governo Eduardo
Campos, atuou como secretário de Recursos Hídricos e Articulação
Regional (2007 a 2010), período em que também acumulou a presidência da
Compesa. Em 2011, deixou a gestão para assumir a presidência da Chesf,
onde permaneceu até o final de 2013. Retornou ao Governo do Estado em
janeiro de 2014, como secretário de Infraestrutura.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: Carlos Cavalcanti
Carlos André Cavalcanti, 46 anos, nasceu no Recife. Formado em Agronomia
pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e mestre em
Desenvolvimento Territorial Rural pela Universidade de Córdoba, na
Espanha. Foi diretor e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Rural da Prefeitura de Gravatá e atuou como assessor técnico na
Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Foi presidente da
Sociedade Nordestina de Ecologia e diretor do Serviço de Tecnologia
Alternativa. Em 2011, ingressou na gestão estadual, como gerente de
Integração de Políticas e Programas da SEMAS, passando também pela
Superintendência Técnica e pela Gerência Geral de Desenvolvimento
Sustentável. Em fevereiro de 2013, assumiu a diretoria de recursos
florestais e biodiversidade da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH),
e em dezembro foi nomeado presidente do órgão.
SECRETARIA DE MICROEMPRESA: Osiris Caldas
Osíris Lins Caldas Neto nasceu em 23 de junho de 1966. Formado em
Economia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e
pós-graduado em Gestão da Capacidade Humana nas Organizações pela
Universidade de Pernambuco (UPE). Atuou como consultor empresarial,
presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC),
secretário-executivo da Prefeitura de Caruaru (2009 a 2010) e diretor
financeiro da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de
Pernambuco (Facep), cargo que exercia desde 2013.
SECRETARIA DA MULHER: Cristina Buarque
Formada em Economia, é mestra em Ciência Política pela Universidade
Federal de Pernambuco, doutoranda em Sociologia pela Universidade
Federal da Paraíba e especialista em Gênero e Desenvolvimento Rural,
Gênero e Administração e em Planejamento em Ciência e Tecnologia.
Militante feminista, atuou no exterior na década de 1970, período em que
esteve exilada no Chile e na Alemanha. Foi presidente da Casa da Mulher
do Nordeste, secretária-executiva do Projeto Mulher & Democracia e
pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Assumiu a Secretaria
da Mulher em janeiro de 2007, cargo no qual permanece até hoje.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO: Frederico Amâncio
Nascido em Paulo Afonso (BA), em 17 de julho de 1969, Frederico Amâncio é
formado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em
Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós
graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal pela Fundação Getúlio
Vargas (FGV) de São Paulo. Em 1995, foi aprovado em concurso para
auditor fiscal do Tesouro Estadual, lotado na Secretaria da Fazenda de
Pernambuco. Em julho de 2008, Amâncio integrou a equipe responsável pela
aplicação de um novo modelo de gestão na saúde pública do Estado. Em
dezembro daquele ano, assumiu o cargo de secretário-executivo de
Coordenação-Geral. Em 31 de março de 2010, assumiu o comando da
Secretaria Estadual de Saúde. Em janeiro de 2011, passou a ocupar a
vice-presidência do Porto de Suape, e posteriormente a presidência do
Complexo. Em 2012, assumiu a Secretaria de Planejamento e Gestão, cargo
que ocupa atualmente.
PROCURADORIA GERAL DO ESTADO: Thiago Norões
Natural do Crato, no Ceará, Thiago Norões nasceu em 16 de março de 1968.
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE), é servidor público desde 1993, ano em que foi
aprovado no primeiro concurso público da Procuradoria Geral do Estado,
passando a integrar o quadro da PGE. No Governo Eduardo Campos, exerceu o
cargo de procurador-adjunto, entre 2007 e 2010. Assumiu a titularidade
da Procuradora Geral do Estado em janeiro de 2011.
SECRETARIA DE SAÚDE: Ana Maria Albuquerque
Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, residente desde 1986 na cidade
de Recife. Formada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE),
com especialidade na área de Pediatria. Atuou no Imip, no Hospital
Nelson Chaves e no Hospital de Prazeres. Na Secretaria Estadual de
Saúde, assumiu as funções de diretora-executiva de Controle e Avaliação
do Sistema de Saúde, de gerente geral de Regulação, Controle e Avaliação
do Sistema de Saúde e a assessoria técnica do Secretário Estadual de
Saúde e de secretária-executiva da Atenção à Saúde, desde 2009. Em 2011,
se tornou superintendente de Interiorização do IMIP, e dois anos depois
superintendente geral adjunta da instituição hospitalar.
SECRETARIA DE TRABALHO, QUALIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: Murilo Guerra
O advogado Murilo Guerra, 66 anos, é procurador do Estado e ocupou a
Procuradoria-Geral Adjunta de Pernambuco no Governo Joaquim Francisco
(1991-1994). Guerra também foi superintendente por do Serviço de Apoio
às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE) por dois mandatos
e já foi procurador-chefe da Fazenda.
SECRETARIA DE TURISMO: Romeu Baptista
Empresário do ramo hoteleiro, Romeu Neves Baptista atuou como diretor da
Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), entre 1985 e 1989. Foi
secretário da Casa Civil do Governo de Pernambuco entre 1990 e 1991, e
secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, entre 2000 e 2004. Desde
2007, vinha atuando como Administrador Geral do Distrito Estadual de
Fernando de Noronha.
LIDERANÇA DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: Waldemar Borges
Waldemar Alberto Borges Rodrigues Neto nasceu no Recife, em 10 de julho
de 1958. Cursou Economia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Iniciou sua militância política na juventude, durante os anos 80. Foi
presidente estadual do PMDB Jovem, entre 1985 e 1986, e do PPS por duas
vezes. Foi eleito vereador do Recife em quatro mandatos consecutivos
(1988, 1992, 1996 e 2000), e presidiu a Casa de José Mariano no biênio
2003-2004. Assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da
Prefeitura do Recife (2001 a 2002) e a presidência da Empresa Municipal
de Informática (Emprel), em 2005. De 2007 a 2010, foi secretário de
Articulação Social no Governo Eduardo Campos, e secretário-executivo do
Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco.
Em 2010, se elegeu para o primeiro mandato como deputado estadual, tendo
assumido a liderança do Governo na Assembleia Legislativa no ano
seguinte.
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