terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Evite o desperdício de alimentos e sirva-se de saúde


Já parou para pensar sobre a quantidade de nutrientes que é desperdiçada todas as vezes que jogamos no lixo alimentos, como talos, cascas e sementes de frutas, verduras e legumes? Algumas pessoas não sabem, mas em alguns alimentos, essas partes têm quantidades maiores de nutrientes, proteínas, vitaminas e fibras do que nos pedaços que mais utilizamos.

Os talos do agrião, couve-flor, brócolis e alface são exemplos de valor nutricional concentrado, ricos em ferro. A casca da melancia, aquela parte branca, com gosto doce, tem até três vezes mais nutrientes do que a própria polpa.
Para aproveitar as partes desperdiçadas, basta usar a criatividade! Imagine: sem esse desperdício, poderíamos matar a nossa fome e a de muitas outras pessoas.

Coloque a imaginação para funcionar!

Os que normalmente achamos que é resto, fazem a limpeza de tudo o que está em excesso no organismo, como gordura e açúcar. “São as fibras encontradas nesses alimentos, que auxiliam na diminuição do colesterol e também na prevenção e combate da diabetes. Aproveitando melhor talos, cascas e sementes podem evitar doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade”, destaca a nutricionista do São Bernardo Saúde Larissa Comério.
Nos farelos de arroz e de trigo, nas folhas verde-escuras de batata-doce, mandioca e taioba também é possível encontrar muitos benefícios para a saúde. O segredo é colocar a imaginação para funcionar e usar a criatividade para fazer receitas bem montadas que resultam em pratos deliciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário