segunda-feira, 23 de abril de 2012

Honda desenvolve tecnologia que permite reciclar baterias

Um dos grandes problemas enfrentados pelos carros elétricos está relacionado às baterias, que são feitas com materiais altamente tóxicos e de difícil recuperação. Pensando nisso, a Honda parece ter encontrado um método de reciclagem dos chamados "materiais de terra rara", minerais formados com a combinação de rochas alcalinas - que são imprescindíveis para a montagem de baterias.

  O processo desenvolvido pela montadora japonesa permite a extração de até 80% dos materiais de terra rara de uma bateria. A técnica resgata o material em um nível de pureza comparável ao que uma mineradora é capaz de obter quando o extrai da natureza. Isso garante que eles possam ser utilizados novamente em novas baterias.
Este tipo de componente custa caro e contribui para a argumentação de quem diz que carros elétricos acabam sendo tão agressivos ao meio ambiente do que os carros a combustão, quando se considera materiais envolvidos e custos ecológicos da fabricação das baterias.
Diante da possibilidade de reciclagem das terras raras, a tendência é que o preço de fabricação de uma nova bateria caia bastante e, por consequência, que a pressão sobre a extração dos minerais também reduza com o tempo. O próximo passo da Honda é aumentar a capacidade de reciclagem para reduzir custos de fabricação de seus automóveis híbridos e totalmente elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário