domingo, 8 de abril de 2012

Líderes de Paquistão e Índia realizam conversas de paz

O presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, encontraram-se neste domingo em Nova Délhi, elevando os esforços de paz dos países rivais com a primeira visita de um chefe de Estado do Paquistão à Índia em sete anos.
As relações entre os países melhoraram desde que o Paquistão prometeu ao país vizinho um status de nação favorecida no comércio neste ano, embora uma recompensa de 10 milhões de dólares oferecida por Washington por um paquistanês acusado de realizar os ataques de 2008 a Mumbai tenha reacendido antigas mágoas.
Os líderes conversaram sobre a Caxemira, causa de duas das três guerras entre Índia e Paquistão, além de terrorismo e comércio durante encontro de 40 minutos antes de um almoço, afirmou o secretário de Relações Exteriores da Índia, Rajan Mathai.
"Gostaríamos de ter melhores relações com a Índia. Falamos sobre todos os assuntos que poderíamos conversar e esperamos nos encontrar em solo paquistanês em breve", disse Zardari ao sair da residência de Singh.
Singh afirmou que espera fazer sua primeira visita ao Paquistão em uma data conveniente.
"As relações entre a Índia e o Paquistão devem normalizar. É o nosso desejo comum", afirmou. "Há uma série de assuntos e queremos chegar a uma solução tática e pragmática a todos esses assuntos, e essa é a mensagem que o presidente Zardari e eu desejamos levar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário