Milhares de peregrinos e cristãos locais celebraram em Jerusalém o Sábado de Aleluia, com cerimônias centradas em torno da basílica do Santo Sepulcro, na Cidade Antiga cercada por muros. Os atos começaram na primeira hora da manhã com uma vigília pascal na igreja, onde centenas oraram e lembraram a crucificação de Jesus, um dia antes da ressurreição.
Nesta tarde, uma procissão solene entrará no Santo Sepulcro, que abrigará também uma oração noturna diante do local onde, segundo a tradição cristã, ficou há mais de 2 mil anos o túmulo de Jesus. Depois da meia-noite, será realizada a Liturgia das Horas, que será oficiada pelo custódio dos locais cristãos na Terra Santa, o frei franciscano Pierbattista Pizzaballa.
Na Basílica da Anunciação, em Nazaré, haverá neste sábado uma vigília solene e será rezada à tarde a missa da ressurreição. Em Jerusalém, os católicos marcarão neste domingo a ressurreição no Santo Sepulcro com uma missa dirigida pelo patriarca latino, Fouad Twal, e uma procissão.
O último ato pascal ocorrerá na segunda-feira na aldeia palestina a 11 quilômetros de Jerusalém, onde frades franciscanos, custódios dos Santos Lugares há 800 anos, lembrarão a aparição de Jesus diante dos discípulos de Emaús.
Nenhum comentário:
Postar um comentário