quarta-feira, 16 de maio de 2012

Marcha das Vadias dia 26, em Brasília

A Marcha das Vadias foi criada no ano de 2011, como resposta a uma palestra para a prevenção de estupro realizada na Universidade de Toronto, no Canadá. O policial que ministrava a palestra pediu que ”as mulheres evitassem se vestir como putas, para não serem vítimas (de estupro)”. As universitárias, indignadas com o comentário, organizaram a primeira Slut Walk (Marcha das Vadias). A luta logo se espalhou pelo mundo, afinal não é só no Canadá que as mulheres são culpabilizadas pela violência que sofrem.

No Distrito Federal, a triste média de duas mulheres sendo estupradas por dia, abriu caminho para a Marcha, que aconteceu no dia 18 de junho de 2011. Na época, cerca de 2 mil pessoas percorreram o centro da cidade para pedir respeito às mulheres. As organizadoras acreditam que neste ano a manifestação pode reunir ainda mais gente e estão intensificando o convite nas outras regiões administrativas do DF.

Apesar do nome da Marcha ter sido motivo de polêmica, as mulheres do Coletivo resolveram mantê-lo aqui em Brasília. “Toda mulher já foi ou será chamada de vadia um dia. Para isso, basta que ela tenha uma atitude mais assertiva diante de um comportamento opressor. Por isso, não vamos nos constranger diante desse termo. Vamos nos apropriar dele”, comenta Bruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário