quinta-feira, 21 de junho de 2012

PT muda de lado na Paraíba e abre crise com presidente da CPI

O PT rompeu com o PMDB do senador Vital do Rêgo, presidente da CPI do Cachoeira, para apoiar Daniela Ribeiro (PP), irmã do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, na disputa pela Prefeitura de Campina Grande, na Paraíba. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira (20) pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Vital do Rêgo ficou irritado e, agora, os petistas temem que essa insatisfação acabe refletindo no dia a dia dos trabalhos conduzidos por ele na CPI.

Reduto eleitoral da família Rêgo, Campina Grande é comandada há oito anos por Veneziano Rêgo, irmão do senador, que também é do PMDB e conta com o apoio do PT.

Mas, a pouco mais de três meses das eleições, a cidade acabou se transformando em moeda de troca pelo apoio do PP à candidatura do petista Fernando Haddad em São Paulo. O diretório paulista do partido é comandado pelo deputado federal Paulo Maluf.

Para acalmar Vital do Rêgo, o PT se comprometeu a apoiar sua candidatura ou a de seu irmão ao governo da Paraíba em 2014.

Depois de oito anos ao lado do PMDB, os petistas decidiram se aliar à candidatura de Daniela Ribeiro à Prefeitura de Campina Grande em retribuição ao empenho de Aguinaldo Ribeiro nas negociações com Maluf , que acabaram levando o PP a apoiar Haddad em troca de um cargo no Ministério das Cidades. O PT indicou Peron Japiassu como vice-prefeito na chapa encabeçada por Daniela.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto (SP), ressaltou o empenho do ministro nas negociações da campanha paulistana.

— O fato de o ministro Aguinaldo Ribeiro ter ajudado a resolver a questão da eleição em São Paulo tem que ser levado em conta.

Além dele e de Rui Falcão, o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), participou da reunião para formalizar a retirada de apoio ao PMDB da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário