quinta-feira, 21 de junho de 2012

Série D começa sábado e Série C segue indefinida

Acabou o drama de 40 clubes brasileiros. No início da tarde de ontem, Rubens Approbato, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), decidiu aprovar parcialmente a solicitação do Santo André/SP para que a Série D possa, enfim, ter início. Desde o dia 23 de maio, as duas últimas divisões nacionais foram suspensas pela própria Justiça Desportiva, também a pedido da equipe paulista. No próximo sábado, Mixto/MT e Sampaio Corrêa/MA fazem o jogo de abertura no Estádio Presidente Dutra, em Cuiabá/MT. No calendário antigo, que previa a estreia no dia 27 de maio, a atual data estava reservada para a realização da quinta rodada.
Todo o conflito foi instaurado depois que cinco agremiações passaram a perseguir nos tribunais duas vagas na Terceirona. Hoje, apenas o processo movido pelo Treze/PB permanece em trâmite. Como ele em nada interfere nos participantes da Quarta Divisão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pôde começar a mexer os palitos para que o atraso, principal fonte de prejuízo dos clubes, não se arraste por mais tempo. A entidade resolveu manter a tabela original divulgada antes da paralisação. Dois times pernambucanos estão na briga. Ypiranga e Petrolina, ambos do Grupo A3, entram em campo no domingo (24) - diante do Horizonte/CE e Campinense/PB, respectivamente.
No entanto, a Série C continua indefinida, já que o aval concedido por Approbato restringiu-se à divisão inferior. A liminar obtida pelos paraibanos na Justiça Comum é, evidentemente, o grande empecilho para a bola rolar. Mesmo com o imbróglio, o presidente da CBF, José Maria Marin, se mostrou otimista quanto à possibilidade de dar um ponto final na confusão. “A Série D começa sábado. Este problema está resolvido. Espero nos próximos dias ter a felicidade de também anunciar o início da Série C”, afirmou ao site oficial da entidade.
Pressionado por todos, o Galo da Borborema perdeu até o apoio político da Federação Paraibana de Futebol. Para piorar, depois de uma revisão detalhada do regulamento da última Série D, chegou-se à conclusão que o quinto lugar - argumentado pelo Treze/PB - pertence, na verdade, ao Mirassol/SP. Dessa forma, o clube não teria qualquer respaldo para pleitear a vaga na Terceirona. Ontem, a CBF convidou a diretoria alvinegra para um reunião em São Paulo, em que propôs um acordo para que os paraibano abdicassem das ações na Justiça Comum. Até o fechamento desta edição nenhuma novidade havia sido divulgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário