Nasceram na manhã desta terça-feira, na praia de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, 136 filhotes de tartaruga da espécie "Pente", que está em extinção. Tudo foi acompanhado por uma equipe da Secretaria-Executiva de Meio Ambiente, Habitação e Saneamento (SEMAHS). Segundo o órgão, 175 ovos foram colocados em postura no último dia 14 de março. De acordo com o chefe de Núcleo de Meio Ambiente, Adriano Artoni, o local foi monitorado durante os 55 dias, pela Guarda Ambiental do município (Gama), com o objetivo de evitar vandalismo ou furto, assim como ocorreu em Boa Viagem, no Recife.
Artoni explicou que alguns ovos não progrediram devido a alguns fatores climáticos. "Devido às chuvas, a areia fica compactada e isso dificulta, tanto que quando o ninho foi aberto já haviam 11 filhotes em óbito. Além destes, deu fungo em outros 28 ovos, por conta da areia enxarcada. Diferente de quando o tempo está aberto, a queda na temperatura e a sequência das chuvas provocou esse atraso, que levou 55 dias", explicou ele, ressaltando que o tempo de posição é de 45 a 72 dias.
Durante o nascimento, cerca de 30 pessoas, entre moradores, voluntários e banhistas, acompanharam a ação e auxiliaram na soltura. Junto com a equipe também esteve no local a nova secretária de Meio Ambiente de Jaboatão, Sandra Ferraz. "Todo mundo se mobilizou e ajudou na soltura, e a equipe aproveitou para realizar uma ação de conscientização ambiental, informando sobre a espécie 'Pente'", explicou Artoni, que há quatro meses integra o órgão, depois de muitos anos atuando como ambientalista voluntário, prestando serviços para as demais prefeituras. Segundo ele, desde 2010 a 2014 acontecem entre 14 e 20 posturas por ano, nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário