Nem só no azeite de oliva e nas azeitonas se encontram os benefícios da oliveira. As novas diretrizes nutricionais andam apontando que essa árvore milenar também traz como contribuinte para a saúde humana as suas folhas. O consumo é, sobretudo, por meio de infusões, resultando em uma bebida riquíssima em antioxidantes, vitaminas B6, fósforo, sais minerais e ácidos graxos essenciais.
Mestre em engenharia de Alimentos e gestor da Folhas de Oliva (uma das empresas que já vêm industrializando esse vegetal), Cosmo Pacetta conta que estudos indicam para várias modulações de saúde em função de alguns ativos do vegetal, principalmente a oleuropeína - que teria proporção semelhante à cafeína do café. “A atuação dessa substância se dá por modulação da glicose sanguínea e da hipertensão arterial. Em alguns casos, ela ainda pode ajudar a emagrecer”, explica.
A oleuropeína também tem participação nas questões anti-inflamatórias, uma vez que se trata de um polifenol de propriedades antioxidantes significativas. “Ela cria uma inibição do agrupamento de plaquetas, reduzindo a formação de moléculas inflamatórias no corpo humano”, detalha a nutricionista Mércia Rezende Mattos. E aí, riscos de males como infartos e derrames são reduzidos consideravelmente.
No entanto, antes de adotar o chá da folha de oliveira, é preciso consultar um profissional de saúde, no caso um nutricionista, e associar a bebida à dieta e prática de exercícios. “Nenhum chá faz milagre. Ele apenas dá uma mãozinha”, lembra Mércia. Em princípio, não há contra-indicação da bebida, “até aqui não houve interação medicamentosa relatada com o uso das folhas”, atesta Cosmo Pacetta. Já a quantidade da bebida a ser ingerida para obter os benefícios é de um litro diário, quente ou frio.
VITALIDADE - A oleuropeína ainda resguarda as mitocôndrias, estruturas dentro das células responsáveis pela obtenção de energia, dessa forma, fica mais difícil uma célula se desgastar antes da hora.
FOLHAS - Além da versão industrializada, as folhas podem ser encontradas no Recife em casas de produtos naturais. Na MJ Bandeira (3224.4630), no bairro de São José, e Canto Grão (3034.2519), em Boa Viagem, o produto é vendido no quilo. Recomenda-se ferver uma colher de sopa das folhas em um litro de água.
SERVIÇO: Cosmo Pacetta é gestor da Folhas de Oliva Informações: www.folhasdeoliva.com.br
Mércia Mattos é nutricionista e professora da Faculdade de Medicina de Marília (SP) Informações:0800.7771744
Nenhum comentário:
Postar um comentário