segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Governo anuncia força de especialistas para monitorar desastres

O governo federal vai enviar para os Estados atingidos pelas chuvas 35 geólogos e 15 hidrólogos para mapear as áreas mais vulneráveis e auxiliar a defesa civil na remoção de pessoas em áreas de risco.
"A presidenta Dilma acolheu sugestões de diversos ministérios [...] para que a ação dos centros de monitoramento e de operação nos Estados fosse reforçada com a criação do que estamos chamando de Força Nacional de apoio técnico de emergência", afirmou, nesta segunda-feira, o ministro Fernando Bezerra (Integração) em coletiva de imprensa sobre o grupo de especialistas.
No primeiro dia em que voltou a despachar no Palácio do Planalto após o recesso de fim de ano, a presidente Dilma convocou uma ampla reunião com ministérios para saber das medidas já tomadas pelo governo para conter os estragos provocados pelas chuvas no país.
Além de Bezerra, participaram do encontro os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Paulo Passos (Transportes), Alexandre Padilha (Saúde) e o ministro interino da Defesa, Enzo Peri.

Durante o balanço, Mercadante destacou, por exemplo, a necessidade de instalação de mais pluviômetros e radares meteorológicos no país. O governo prevê a compra de 4.000 pluviômetros e quatro radares para atender regiões atingidas pelas enchentes.

O ministro Alexandre Padilha anunciou o envio de 100 profissionais de saúde para o Estado de Minas Gerais e de 800kg de medicamentos para o Espírito Santo. O ministro dos Transportes afirmou que a pasta monitora os prejuízos causados nas estradas --até agora, 16 rodovias federais em cinco Estados,registram trechos com problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário