domingo, 29 de abril de 2012

Tirar visto para os EUA fica mais fácil a partir de amanhã

A partir desta segunda-feira (30), ficará mais rápido e barato tirar o visto americano. Com as novas regras que entram em vigor, o turista brasileiro que quiser viajar aos Estados Unidos terá mais facilidades para conseguir autorização.
As medidas, anunciadas em janeiro pelo presidente Barack Obama, buscam fomentar o turismo nos EUA e devem beneficiar sobretudo viajantes
do Brasil e da China, em cujos consulados serão implantados o programa-piloto que agiliza a obtenção de vistos.
Atualmente, uma pessoa tem de esperar um mês entre a solicitação e a emissão do visto. A expectativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil é reduzir esse tempo para cerca de 20 dias. Hoje, o processo é lento devido à burocracia e à alta procura. Nos últimos dez anos, o volume de autorizações concedidas aqui passou de 230.000 para cerca de 800.000 por ano.
No antigo método de obtenção de visto, os gastos para emissão do documento chegavam a R$ 350. A partir da próxima semana, esse valor cairá para U$ 160 (cerca de R$ 300, na cotação atual).
O interessado deverá agendar sua entrevista pelo site da embaixada, que responderá à solicitação com um e-mail detalhando os procedimentos para a obtenção do visto.
Para facilitar ainda mais o acesso, a Embaixada dos Estados Unidos abrirá, a partir de 7 de maio, Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nesses centros serão coletarão os dados biométricos dos solicitantes antes do comparecimento a um dos consulados americanos — instalados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife — ou à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
Os interessados em obter o visto que tenham menos de 15 anos e mais de 66 não precisam colher impressões digitais, mas devem entregar fotos 5x7.
Na esteira desse processo de aproximação entre Brasil e EUA, os presidentes Obama e Dilma Rousseff anunciaram, no início de abril, a abertura de mais dois consulados americanos em território nacional até o fim de 2013: um em Porto Alegre (RS) e outro em Belo Horizonte (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário