sexta-feira, 18 de maio de 2012

Foguete comercial vai voar pela primeira vez para a estação espacial

Pela primeira vez, uma companhia privada vai lançar um foguete rumo à Estação Espacial Internacional numa corrida que nesta semana deve remodelar o programa especial americano.
A SpaceX pretende se tornar, no sábado (19), a primeira empresa privada a enviar seu próprio cargueiro para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), uma façanha que governos de apenas alguns países já realizaram.

Se tudo ocorrer bem neste voo não tripulado e em outros, dentro de cinco anos, naves comerciais podem se tornar o transporte de astronautas. Uma mudança que vem sendo trabalhada desde o meio da década passada, quando o ex-presidente americano George W. Bush decidiu aposentar os ônibus espaciais e focar a atenção da Nasa no espaço sideral.
A missão de alto risco está prevista para começar antes do amanhecer de sábado, às 04h55 locais (05h55 de Brasília) com o lançamento da nave não tripulada Dragon a bordo do foguete Falcon 9 ne estação da Força Aérea dos Estados Unidos, em Cabo Canaveral, Flórida.
O voo previsto para este sábado da Space Exploration Technologies Corp. é “um momento verdadeiramente empolgante da história dos voos espaciais, mas é só o começo de uma nova forma de fazer negócio da Nasa”, disse conselheiro científico do presidente Barack Obama, John Holdren.
Deixando o transporte de carga e astronautas para a Estação Espacial ao encargo de empresas privadas, “a Nasa se torna livre do foco de exploração de zonas próximas da Terra pela primeira vez em 40 anos”.
Instigando a concorrência
A agência espacial americana anunciou nesta quinta-feira (17) que a concorrência é chave na corrida com companhias particulares para substituir o ônibus espacial, depois que o Congresso pediu à entidade para financiar uma única empresa.
"Acreditamos que a concorrência é chave para acelerar este programa", afirmou a vice-diretora da Nasa Lori Garver em entrevista com jornalistas por telefone.
"Estamos abrindo uma nova era que abarca a inovação do setor privado junto à importância do que fazemos aqui no governo", disse.
Expectativas pré-lançamento
Sediada na Califórnia, a Space Exploration, ou Space X, é a primeira de uma série de empresas que querem assumir o negócio de transporte para a estação espacial. O idealizador da companhia Elon Musk acredita que o voo será um sucesso, embora reconheça a possibilidade de percalços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário