A Shineray Motos, com implantação de fábrica de R$ 100 milhões no Complexo Industrial Portuário de Suape, se antecipou e fechou uma encomenda de ciclomotores e motocicletas que pode garantir modelos 2013 sem reajuste de preço ao consumidor por pelo menos três meses. Segundo o diretor Comercial da Shineray, José Edson Medeiros, a compra foi fechada em recente visita à China e “busca prevenir o consumidor brasileiro, até o fim do ano, sem o repasse tributário do aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)”. A medida deve começar a vigorar a partir de 1º de
setembro de 2012 e deve elevar o preço das motos em até 10%.
“Antecipamos a encomenda para formar estoque. Todo o volume de produtos chega 90 dias depois da compra, ou seja, chegará aqui quando a nova tributação começar a vigorar”, disse Medeiros. A logística de entrada de produtos para os centros de distribuição e as concessionárias do Nordeste é realizada pelo Porto de Suape. O aumento da alíquota do IPI vale para motocicletas com até 250 cilindradas e deixou as revendas de modelos importados no Estado em alerta. A ação foi uma reação protecionista do Governo Federal à indústria nacional, exceto os produtos da Zona Franca de Manaus (onde estão todas as fábricas e montadoras de motocicletas do País, com exceção da Shineray), que ficaram de fora dos reajustes divulgados pela Secretaria de Tributação e Contencioso da Receita Federal.
A construção da fábrica da Shineray, por sinal, espera o fim do período de chuvas para a conclusão a etapa de terraplanagem. A licitação para a construtora do parque fabril chegou a ser suspensa temporariamente por entraves na atual fase. “A expectativa era terminar ainda neste mês. Mas ficará para depois do inverno, para que a etapa de construção civil das edificações possa iniciar imediatamente pós fim da terraplanagem. A construção civil e montagem da unidade só devem iniciar em outubro ou novembro e terão duração de 18 meses. Próximo disso, a licitação deve ser retomada e finalizada”, assegurou o diretor.
Esta será a primeira fábrica da marca chinesa no Brasil e a primeira montadora de motos fora da Zona Franca de Manaus. O terreno tem área total de 38 hectares, localizado entre o entroncamento da TDR-Norte e a PE-28, com terraplanagem orçada em R$ 15,9 milhões, arcado pela administração de Suape.
Nenhum comentário:
Postar um comentário